Não carregue até 100%: fuja deste erro com a bateria do seu celular

Você pode danificar a bateria de um telefone carregando-o com muita frequência ou por muito tempo? Reunimos as melhores dicas de cuidados.



Por que a bateria do seu telefone parece piorar com o tempo? No início, ele pode ter energia de sobra enquanto você se aconchega na cama no final do dia, mas com o passar do tempo você descobre que a barrinha está pela metade na hora do almoço.

Leia mais: Deixar o carregador na tomada: você pratica o ‘consumo fantasma’ e não sabe

Em parte, é a maneira como você usa seu telefone – os aplicativos que você instala, as personalizações que você faz e o número cada vez maior de notificações que você recebe – sobrecarregando ainda mais a bateria.

As baterias dos telefones, como todas as baterias, degradam -se com o tempo, o que significa que são cada vez mais incapazes de reter a mesma quantidade de energia. Embora devam ter uma vida útil entre três e cinco anos, ou entre 500 e 1.000 ciclos de carregamento, uma bateria de telefone com três anos nunca durará tanto quanto uma bateria nova.

Quando devo carregar meu telefone?

A regra de ouro é manter a bateria carregada entre 30% e 90% na maior parte do tempo. Carregue quando cair abaixo de 50%, mas desconecte-o antes de atingir 100%. Por esse motivo, você pode reconsiderar deixá-lo conectado durante a noite. Aumentar a última carga de 80-100% faz com que a bateria de íon de lítio envelheça mais rapidamente.

Talvez seja melhor recarregar a bateria pela manhã, na mesa do café da manhã ou na mesa do escritório. Dessa forma, fica mais fácil ficar de olho na porcentagem da bateria durante o carregamento.

Recarregar completamente o telefone não é fatal para a bateria do telefone e parece quase contra-intuitivo não fazê-lo, mas recarregá-lo completamente toda vez que carregá-lo reduzirá sua vida útil. Da mesma forma, no outro extremo da escala, evite deixar a bateria do telefone ficar abaixo de 20%.

Devo carregar a bateria do meu telefone até 100%?

Não, ou pelo menos não sempre que você o carrega. Algumas pessoas recomendam que você faça uma recarga completa da bateria de zero a 100% (um “ciclo de carga”) uma vez por mês – pois isso recalibra a bateria, o que é como reiniciar o computador.

Mas outros consideram isso um mito para as atuais baterias de íons de lítio nos telefones. Para manter a vida útil da bateria em bom estado, pequenas cargas frequentes são melhores do que uma recarga completa.

Quanto mais profundamente você descarrega uma bateria de lítio, mais estresse é infligido à bateria. Portanto, recarregar com frequência prolonga a vida útil da bateria.

O carregamento rápido da bateria danificará meu telefone?

Embora o carregamento rápido em si não prejudique a bateria do seu telefone, que foi construída para suportá-lo, o calor gerado afetará potencialmente sua vida útil. Portanto, cabe a você equilibrar as vantagens de um carregamento mais rápido com a conveniência de recarregar rapidamente seu telefone antes de sair correndo porta afora.

Da mesma forma que as baterias dos telefones não gostam de calor extremo, também não gostam do frio. Portanto, nem é preciso dizer que você deve evitar deixar o celular no carro quente, na praia, ao lado do forno ou na neve. Normalmente, as baterias têm um desempenho ideal entre 20 e 30°C.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário