scorecardresearch ghost pixel



Pare agora mesmo de esfregar seus olhos ou você pode ter SÉRIOS problemas

Atualmente, 80% dos casos de cegueira podem ser evitáveis, por isso, é importante manter hábitos saudáveis com os olhos.



Dados do Conselho Brasileiro de Oftalmologia mostram que, no Brasil, mais de 35 milhões de pessoas sofrem de algum tipo de deficiência visual. Além disso, a Organização Mundial da Saúde (OMS) alerta que 80% dos casos de cegueira são evitáveis com prevenção e tratamento adequados.

Essas estatísticas são alarmantes. Por isso, é fundamental adotar hábitos saudáveis para preservar a saúde dos olhos e evitar um bastante perigoso. A prática é simples e pode fazer toda a diferença: pare agora mesmo de esfregar os olhos, uma ação comum que pode causar sérios danos.

Para te convencer, listamos alguns impactos negativos que esse hábito por vezes inofensivo pode ter:

Hábito de esfregar os olhos pode prejudicar saúde ocular – Foto: Canva PRO

1. Rugas ao redor dos olhos

A pele ao redor dos olhos é delicada e fina, por isso, é mais suscetível ao desenvolvimento de rugas. Quando esfregamos os olhos constantemente, podemos esticar essa pele, levando ao aparecimento precoce de linhas finas e rugas.

A perda de elasticidade na pele é acelerada pelo atrito, resultando em um aspecto envelhecido antes do tempo.

2. Prejuízo à córnea

Esfregar os olhos pode causar arranhões na córnea, que cumpre a função de proteger a íris e a pupila. Com o tempo, esses arranhões podem causar o afinamento da córnea, piorando a visão e podendo levar a problemas como visão embaçada e astigmatismo.

3. Agravação do glaucoma

O glaucoma é uma condição que danifica o nervo óptico e resulta em uma perda gradual da visão.

Por isso, esfregá-los pode comprometer o tratamento do glaucoma ao aumentar a pressão intraocular, acelerando a progressão da doença e potencialmente levando à cegueira.

4. Olhos lacrimejantes e vermelhos

Esfregar os olhos com constância pode causar a ruptura dos minúsculos capilares presentes na região, resultando em olhos vermelhos e lacrimejantes. Além de ser desconfortável, essa condição pode indicar um dano maior à estrutura ocular.

5. Olheiras

Surpreendentemente, as olheiras podem ser consequência de esfregar os olhos com frequência. Isso acontece porque o atrito pode danificar os vasos sanguíneos minúsculos sob a pele, fazendo com que eles se rompam e sangrem.

Isso leva ao aparecimento de olheiras escuras, uma condição conhecida como hiperpigmentação pós-inflamatória.

6. Maior risco de infecção

Toda vez que você esfrega os olhos, está expondo-os a germes e bactérias. As mãos, mesmo que pareçam limpas, carregam uma infinidade de microrganismos que podem causar infecções oculares, como a conjuntivite.

Além disso, vírus e bactérias podem entrar na corrente sanguínea através dos olhos, aumentando o risco de doenças mais graves.

Dica do que fazer!

Evitar esfregar os olhos é um passo simples que pode ter um impacto significativo na saúde ocular. Em vez disso, se sentir coceira ou irritação, procure lavar os olhos com água fria ou usar colírios recomendados por um oftalmologista!




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário