scorecardresearch ghost pixel



O que é G7?

É grupo que possui como países-membros as nações mais poderosas do mundo. Eles se reúnem anualmente para discutir os rumos financeiros de seus Estados e da economia mundial. Entenda como G7 foi criado e como sua cúpula é organizada.



Economicamente falando o G7 é formado pelo países mais poderosos do mundo. São eles: Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão e Reino Unido. Eles possuem um nível alto de industrialização e possuem uma estrutura de governos democráticos.

A Rússia foi incorporada ao grupo, em 1997. Dessa forma, de G7, passou a se chamar G8. Contudo, em 2014, após uma sanção do, então, presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, o país deixou de fazer parte do grupo.

A retirada foi em decorrência da anexação da República da Crimeia à Federação Russa, a qual foi realizada pelo presidente Russo, Vladimir Putin.

G7: Cúpula

Os chefes de estados dos países membros do G7 se reúnem todo ano. O objetivo do encontro é discutir os rumos financeiros de seus países e também da economia mundial. Há ainda a participação de representantes da União Europeia, os quais participam com o intuito de defender os interesses que o bloco possui.

G7: Criação

Foi por iniciativa do presidente Francês Valéry Giscard d’Estaing, em 1970, que o G7 surgiu. A ideia inicial era a de realizar um encontro informal entre as nações que mantinham um domínio sobre os mercados ocidentais. O intuito era coordenar movimentos em direção ao crescimento econômico e bloquear o avanço dos blocos comunistas.

Assim sendo, o caráter informar perdura até os dias atuais. O que acontece pelo fato de o G7 não contar com uma representação formal, estrutura hierárquica ou algum tipo de organização em bloco. Dessa forma, o país sede do encontro, o qual muda todo ano, fica a cargo de organizar a cúpula.

Saiba mais sobre Bric, Brics e Ticks.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário