scorecardresearch ghost pixel



Comprar moeda estrangeira para viajar; Guia definitivo!

É importante pesquisar com antecedência a cotação da moeda do país de destino e definir quando você deve comprá-la. Entenda sobre isso!



Quem vai viajar para o exterior deve realizar a compra da moeda estrangeira, seja o dólar, o euro ou outra. Por isso, é importante conhecer o mercado de câmbio e ter uma estratégia para garantir uma boa cotação.

O mercado de câmbio sofre todos os dias – se não a todo momento – inúmeras oscilações de valores. Tal fenômeno é conhecido como “imprevisibilidade”. Algumas dicas para comprar moeda estrangeira podem ser úteis para quem vai viajar.

Por isso, o Edital Concursos Brasil separou este conteúdo para auxiliar, com antecedência, a cotação da moeda e definir melhor como comprá-la.

Como comprar moeda estrangeira sem muito prejuízo?

A troca de moeda estrangeira é uma etapa primordial para quem vai sair do país. Afinal, utiliza-se dinheiro a todo momento, e nem todos os cartões de crédito são aceitos internacionalmente. Na hora de comprar a moeda é importante atentar-se às seguintes situações:

1.Pesquise e compare as taxas na internet: compare o preço da sua moeda atual com a moeda do país para onde vai. Utilize a cotação geral, disponibilizada pelo Google, e depois pesquise especificamente nos sites das casa de câmbio.

2.Procure um local seguro: escolha empresas credenciadas pelo Banco Central (BC) para realizar a troca da moeda. Evite o mercado paralelo do “câmbio negro”. Essa prática é ilegal!

3.Fique atento às taxas: na hora de calcular o quanto você pagará no total pela compra de moeda, não se esqueça de incluir o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). Compra de moeda em espécie tem taxa de 1,1%; no cartão de crédito e pré-pago, é de 6,38% do valor convertido para reais.

4.Compre aos poucos: o mais indicado é comprar moedas aos poucos. Afinal, o câmbio tem altos e baixos. Ideal é começar a comprar pelo menos dois meses antes da viagem, um pouco a cada semana.

Compra de moeda em alguns países

Nem todo viajante precisa desembarcar com a moeda do país destino no bolso. As casas de câmbio operam 24h nos aeroportos, junto ao desembarque.

Portanto, não há necessidade de comprar pesos chilenos, mexicanos, uruguaios ou colombianos nas corretoras no Brasil. O mesmo vale para os soles peruanos.

Cidades como Buenos Aires, Montevidéu, Punta del Este, Colonia del Sacramento, Santiago e Valparaíso possuem demanda alta para a moeda brasileira. Desta forma, a cotação do real é vantajosa nesses locais.

Existem lugares em que é necessário fazer uma segunda troca do dinheiro, sujeito a taxas, como no Japão. Em locais que possuem moeda forte, como países da Europa e Estados Unidos, é importante desembarcar com o dinheiro trocado em mãos.

Como evitar os preços altos?

Por motivos econômicos, políticos ou ligados ao cenário exterior , a cotação de moedas estrangeiras está sempre mudando. Para evitar um preço final muito alto é importante que o viajante compre a moeda com antecedência e aos poucos.

Desta forma, será evitado a compra em possíveis momentos de muita incerteza e oscilação da moeda. Sem contar que a pessoa que vai trocar pode garantir um preço médio menor.

Qual tipo de moeda estrangeira comprar?

Quem vai viajar para outro país consegue compra apenas a moeda na cotação de turismo. Mas existe outro tipo de cotação de moeda, específico para diferentes usos. Confira abaixo:

  • Câmbio turismo – usada para viagens, pagamento de compras e estadia e recargas do cartão pré-pago internacional.
  • Câmbio comercial – utilizado na negociação entre empresas, para contratos de importação e exportação.

Qual é a melhor maneira de levar dinheiro para o exterior?

Cada viagem exige uma necessidade diferente. O recomendável é que o turista leve para o outro país dinheiro em mais de um meio de pagamento. Veja abaixo algumas opções:

  • Moeda local em espécie: dinheiro físico do país em mãos para utilizar durante a viagem
  • Cartão pré-pago internacional: ideal para complementar a quantidade de moeda que você levará em sua viagem
  • Cartão de crédito internacional: evite esse meio pois está mais exposto à oscilação do câmbio, mas ajuda em possíveis emergências

Confira também: Seguro-viagem: Tudo o que você precisa saber antes de contratar




Voltar ao topo

Deixe um comentário