scorecardresearch ghost pixel



Como regularizar CPF

Receita Federal disponibiliza um sistema online que permite regularizar o documento, de maneira online, rápida e prática.



Praticamente todo tipo de serviço relacionado ao Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), banco ou finanças pode ser feito via internet. Atualmente, a Receita Federal já disponibilizou um sistema online que permite regularizar o documento, de maneira online, rápida e prática.

De acordo com a Receita, não é mais necessário que o cidadão vá a uma unidade do Correios, da Caixa Econômica Federal ou do Banco do Brasil (BB) para resolver o problema. Agora, basta acessar o site e regularizar de maneira autônoma.

Como regularizar o CPF pela internet?

Caso você esteja interessado em regularizar CPF pela internet, de maneira simples, siga o passo a passo abaixo:

  1. Acesse o site da Receita Federal;
  2. Clique no ícone com a palavra CPF;
  3. Selecione a opção destinada para regularização do cadastro;
  4. Em seguida, preencha os dados corretamente e aguardar a revogação da suspensão.

Caso o cidadão queira consultar a situação cadastral o procedimento a ser seguido é o seguinte:

  1. Acesse o site de situação cadastral da Receita;
  2. Informe o número do CPF e a data de nascimento;
  3. Confirme a consulta.

Caso o cidadão não consiga fazer a regularização pela internet, a Receita oferece outras opções para realizar o serviço:

  • Agências do Banco do Brasil, da Caixa Econômica Federal ou dos Correios: taxa de R$ 7,00
  • Nas representações diplomáticas brasileiras no exterior: Grátis
  • No exterior: regularização do CPF suspenso também pode ser feita pelo número +55 11 3003 0146

Instruções sobre o pedido de regularização

A regularização do CPF deve ser solicitada apenas pelo contribuinte que estiver com a situação cadastral suspensa. Além disso, ele deve estar isento da entrega de Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física nos últimos cinco anos.

Além disso, em alguns casos, será necessário comparecer a uma unidade de atendimento da Receita Federal para concluir a regularização.

Segundo informações da Receita Federal, menores de 16 anos não podem solicitar a regularização do CPF. Em tais casos é necessário que o processo seja feito pelo representante legal, judicial ou procurador.

Pedidos de regularização para falecidos ou para pessoas que moram no exterior devem ser feitos diretamente em uma Unidade de Atendimento da Receita Federa.

O prazo para comparecimento é de 90 dias a partir do pedido, a partir do pedido de regularização na unidade conveniada. Caso não compareça no período, a solicitação é cancelada.

Confira também: Como saber se estou no Cadastro Único do governo?




Voltar ao topo

Deixe um comentário