scorecardresearch ghost pixel



Utilizar o cartão de crédito pode aumentar o score pessoal? Saiba mais!

Utilizar o cartão de crédito de modo consciente e correto pode aumentar o score do consumidor. A medida pode facilitar a concessão de crédito no mercado.



A importância de possuir um bom score de crédito tem sido cada vez maior com o passar do tempo. Recentemente, novas mudanças foram aprovadas para o Cadastro Positivo, fato que reforça a importância do consumidor tentar possuir um score cada vez maior, para passar uma melhor imagem de bom pagador para as instituições financeiras.

Entretanto, há grandes dúvidas por parte dos cidadãos sobre quais medidas podem ser adotadas para conseguir subir o número do score. Um dos principais questionamentos do consumidor é se a realização de compras feitas por meio do cartão de crédito são capazes de fazer com que o score suba.

Ter um alto score pode auxiliar, e muito, a vida do consumidor dentro do mercado financeiro. Dessa forma, quanto maior o valor do score, maior a fama de bom pagador ele possuirá no mercado. Assim, o consumidor conseguirá obter facilmente a concessão de crédito. Há diversas maneiras de conseguir aumentar o score, uma delas é sim pela utilização do cartão de crédito.

Cartão de Crédito e o Score

Diversas pessoas acreditam que o valor da compra é o fator determinante para o aumento do score pessoal. Entretanto, a pontuação é diretamente ligada aos hábitos de pagamento das contas que o consumidor possui. A pontuação pode ser alterada de acordo com as datas de realização do pagamento.

Dessa forma, o consumidor que paga as contas no dia correto, ou seja, antes da data de vencimento, possui um score maior do que o indivíduo que realiza o pagamento da conta após seu vencimento.

Assim, quanto mais parcelas o consumidor escolher para realizar suas compras, mais faturas terá para pagar todos os meses. Ou seja, para obter um efetivo aumento no score, será necessário que o cliente realize o pagamento das faturas na data correta. Desse modo, ele conseguirá provar seu compromisso e responsabilidade com as contas a serem pagas.

Veja também: Descubra se colocar CPF na Nota Fiscal pode aumentar o Serasa Score.

Melhores maneiras de utilizar o cartão para o aumento do score

Além de realizar o pagamento das contas em dia, há outras maneiras de aumentar a eficiência do cartão para a pontuação do cidadão. Assim, as compras acabarão gerando um crescimento maior no score.

Cadastro Positivo

O Cadastro Positivo é um banco de dados que armazena todas as informações sobre os hábitos de compra e pagamento do consumidor. O intuito do cadastro é auxiliar e melhor informar as financeiras sobre a responsabilidade do consumidor. Assim, todas as contas que forem pagas em dia constarão no Cadastro positivo, auxiliando no aumento do score.

Compras acima de R$ 60,00

Caso a compra realizada possua um valor superior a R$ 60,00, a melhor opção é que o consumidor utilize o cartão de crédito para a realização do pagamento. Tal medida evita que o saldo bancário diminua constantemente e imediatamente após a compra.

Pagamento das Faturas

Realizar o pagamento do valor integral da fatura do cartão de crédito é essencial para que o score do consumidor aumente. Isso devido as grandes possibilidades do cidadão adquirir uma imensa dívida ao pagar apenas o valor mínimo da fatura.

Dessa forma, os juros nos próximos meses serão aplicados sobre o restante do valor da fatura. Com isso, a quantia a ser paga será maior e dificultará a quitação completa da dívida por parte do consumidor. Esse fato pode diminuir consideravelmente o score do cidadão, visto que as financeiras não liberam crédito para negativados.

Poucos Cartões

É de extrema importância que o consumidor possua apenas a quantia necessária de cartões de crédito. O número recomendado por especialistas em economia é de, no máximo, dois cartões por cidadão.

Uma quantia maior que essa pode abrir possibilidades de gastos desnecessários para o consumidor. Assim, a possibilidade de exagerar em despesas será maior e, consequentemente, gerando um possível endividamento.

Uso Consciente do Cartão de Crédito

É de extrema importância que o consumidor tenha consciência e saiba como usar o cartão de modo inteligente. É necessário superar a tentação de utilizar todo o limite disponível no cartão para não cair em armadilhas e se endividar.

O uso consciente do cartão apenas para emergências ou necessidades essenciais, aumenta o score do cidadão e ainda garante sua estabilidade financeira, gerando benefícios a longo prazo. Além disso, é necessário aliar o uso inteligente ao pagamento das faturas no dia do vencimento ou em datas anteriores ao vencimento para gerar uma maior pontuação para o cidadão.




Voltar ao topo

Deixe um comentário