scorecardresearch ghost pixel



O que é juros de mora? Saiba qual é taxa cobrada por mês e dia de atraso

Saiba o que é juros de mora, qual é a taxa cobrada por mês e por dia de atraso da conta. Veja também sobre multa de mora.



Os juros de mora são cobrados quando você paga alguma conta com atraso. Eles incidem sobre o valor da conta e aumentam de acordo com os dias de atraso do pagamento.

O que quer dizer que quanto mais tempo você demora para pagar uma conta depois do seu vencimento, mais alto fica o valor cobrado dos juros de mora.

Os juros de mora são uma forma de indenizar os credores pelo tempo em que o dinheiro não esteve disponível como estabelecido no contrato. Além disso, cobrar juros de mora ajuda a inibir o comportamento inadimplente do devedor.

Pois fazem com que as pessoas paguem as contas em dias para não terem que lidar com dívidas exorbitantes no futuro.

Quanto pode ser cobrado de juros de mora?

Por lei, a taxa de juros de mora no Brasil é limitada a 1% do valor da dívida ao mês. Mas se você atrasou a conta somente em poucos dias, saiba que é cobrado 0,0333% por dia de atraso sobre o valor total da conta.

O que é multa de mora?

A multa de mora é outra cobrança que incide sobre o atraso no pagamento da conta, e diferente dos juros de mora, seu valor é fixo e não muda com a quantidade de dias de atraso.

Se você demorou um ou 30 dias para pagar depois do vencimento da cobrança, não faz diferença, o valor cobrado será exatamente o mesmo.

O que muda na multa de mora é a porcentagem cobrada por cada banco que emitiu o boleto, são as instituições financeiras que decidem quanto cobram. Contudo, esse valor não pode passar de 2% do valor da conta do cliente.

Veja também: O que saber antes de pedir um cartão de crédito? Veja taxas e juros que podem ser cobrados




Voltar ao topo

Notícias relacionadas

Deixe um comentário