scorecardresearch ghost pixel



O que saber antes de pedir um cartão de crédito? Veja taxas e juros que podem ser cobrados

Saiba como funciona um cartão de crédito antes de solicitar um. Entenda as taxas e juros que podem ser cobrados e faça uma escolha consciente.



Se você precisa pedir um cartão de crédito, busque conhecer como o produto funciona, quais são todas as taxas cobradas ao final do mês e se os benefícios oferecidos compensam para o seu perfil de consumidor.

Tome cuidado! Não saia por aí colorindo a sua carteira de cartões só porque aquela proposta do banco parecia imperdível ou porque o atendente de uma loja de vestuário foi muito insistente.

É por causa da dificuldade em dizer não que cerca de 52 milhões de pessoas, que atualmente são clientes de cartões no Brasil, não conhecem a fundo sobre o produto que contrataram e se frustam com o serviço ao passar do tempo.

Além disso, o desconhecimento sobre as taxas que podem ser cobradas no cartão de crédito, leva ao endividamento em massa no país. As pessoas  geralmente concordando ao assinar o contrato do cartão sem saberem ao certo qual foi o compromisso fechado e suas consequências.

A orientação é ler todo o contrato antes de assinar alguma coisa, além de não deixar de esclarecer todas as dúvidas que tiver com o gerente. Afinal, a escolha consciente evita muitas dores de cabeça, perda de dinheiro e tempo no futuro.

Por isso, antes de contratar um cartão de crédito, fique por dentro de como o serviço funciona e as taxas que podem ser cobradas:

Como o cartão de crédito funciona?

O cartão de crédito é uma forma de empréstimo do cliente com o banco, operadora de crédito ou fintech. Por meio do cartão, a pessoa obtém crédito para usar durante o mês sem precisar pagar do seu bolso na hora.

Mas a conta total, em que consta todos gastos mensais, chega na data definida pela instituição através da fatura que tem dia para vencer.

As taxas de juros que o usuário deve pagar pelo uso do cartão, assim como de demais serviços relacionados a ele, são determinadas pela empresa que concedeu o cartão, contudo sempre de acordo com as diretrizes do Banco Central e de outros órgãos reguladores.

Fique de olho! No contrato do cartão, todas as cobranças precisam estar detalhadas e informadas de forma clara. Geralmente é disponibilizada uma tabela com as tarifas e o Custo Efetivo Total (CET) que você terá ao final do mês.

Quais taxas podem ser cobradas no cartão de crédito?

Tipos diferentes de tarifas e manutenção podem ser cobradas pelos bancos, fintechs e operadoras do cartão de crédito, isso depende da categoria de cartão que escolhida pelo cliente, se é básico ou diferenciado.

A opção básica é utilizada apenas para compras do dia a dia, já o cartão diferenciado é aquele que oferece recompensas e programas de benefícios, normalmente contam com cobranças de taxas mais caras.

Vale destacar que se a instituição estiver cobrando anuidade pelo uso do seu cartão básico , o valor deve ser obrigatoriamente menor do que o do diferenciado. Entenda as taxas cobradas no cartão de crédito:

1 – Taxas de cartão de crédito básico

  • Anuidade: pode ser cobrada em única parcela que vale pelo ano todo ou de forma parcelada mensalmente. Muitos cartões já não cobram essa taxa, principalmente os oferecidos por fintechs e startups por meio de contas digitais, mas ainda há bancos que continuam com a cobrança e algumas bem salgadas. A informação deve estar disponível no seu contrato;
  •  Avaliação emergencial de crédito: é a taxa que deve ser paga pelo cliente caso ocorra gasto maior do que o limite oferecido;
  • Cobrança por saque: ainda pode haver taxa de cobrança por cada saque feito no Brasil e no exterior. Algumas instituições podem cobrar apenas quando o serviço ultrapassa um número limite de transações;
  • Taxa por pagamento de contas: alguns cartões ainda podem cobrar quando o consumidor paga alguma conta como fatura de luz, água e telefone;
  • Emissão de segunda via: se o seu cartão foi roubado ou está perdido, as instituições também podem cobrar para emitir a segunda via.

2 – Taxas de cartão de crédito diferenciado

No caso do cartão de crédito diferenciado que é solicitado por quem deseja ter acesso a programas de milhagens, por exemplo, e clubes de vantagens, descontos em lojas parceiras e seguros, não há um limite de taxas que podem ser cobradas pelos bancos.

Eles podem contar com valor de anuidade mais alto do que o do cartão de crédito básico. Pode cobrar taxa de mensagem que enviada automaticamente para avisar que houve movimentação com o cartão de crédito.

Além disso, para ser cliente de serviços diferenciados, você pode ter que pagar por personalização do design ou layout do cartão e também por segunda via em caso de roubo ou perda do cartão de crédito, entre outras cobranças.

Por isso, como não há limite das taxas que você pode ter que pagar ao final do mês, antes de contratar esse tipo de serviço preste bastante atenção nas informações do contrato, principalmente nas letras miúdas.

Juros que podem ser cobrados

Essas taxinhas chatas são cobradas quando há atraso no pagamento da fatura ou de alguma parcela. Você pode ter que pagar a taxa por inadimplência, conhecida como mora.

Ainda há as taxas de juros conhecidas como crédito rotativo, essas são cobradas quando o usuário paga somente o valor mínimo, ou entre o mínimo e o total da fatura, e deixa o restante da conta para quitar no mês seguinte.

O rotativo cobra taxas muitas altas e por isso o cliente não pode ficar por mais de 30 dias utilizando o serviço. O banco, fintech ou operadora de crédito, após esse prazo, são obrigados a contactar o usuário e apresentar outras opções de crédito com oferta de taxas menores.

Veja também:




Voltar ao topo

Deixe um comentário