scorecardresearch ghost pixel



Tesouro Nacional

Tesouro Nacional é o caixa do Governo Brasileiro, recebedor dos tributos recolhidos e responsável pela coordenação da dívida pública da União.



O Tesouro Nacional (TN) é uma secretaria do Governo Federal responsável por administrar os recursos financeiros que entram nos cofres públicos. Também é o principal executor pelos programas de investimento em renda fixa.

Os recursos provenientes do tesouro são advindos, principalmente, dos impostos pagos pelos cidadãos. Devido a essa particularidade, o TN também administra os programas de saneamento financeiro de estados e municípios.

Essa administração, de cunho fiscalizador, é feita por meio da Lei de Responsabilidade Fiscal.

O que é Tesouro Nacional

O Tesouro Nacional pode ser entendido como o caixa do governo. É o recebedor dos tributos recolhidos nas movimentações financeiras e responsável pela coordenação da dívida pública da União.

Administrado pela pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN), órgão vinculado ao Ministério da Economia, também tem sob sua responsabilidade a emissão e comercialização de títulos do Tesouro Direto.

O tesouro foi criado em 1986, juntamente com sua respectiva secretaria gestora. Ela opera a Comissão de Programação Financeira e da Secretaria de Controle Interno, e atualmente integrou as funções fiscais do Banco Central e Banco do Brasil.

A principal função do Tesouro Nacional é o controle financeiro federal. Além disso, a busca pelo superávit primário e a fiscalização das contas públicas.

Tesouro Direto

Para entender o Tesouro Nacional, é preciso entender o Tesouro Direto (TD). Afinal, um está ligado ao outro, e o investimento real é feito diretamente no TD, que existe em parceria com a BM&F Bovespa, desde 2002.

O Tesouro Direto é um dos investimentos mais procurados pelo investidor que procura opções seguras e com rentabilidade visível. Ele opera com uma plataforma muito simples destinada para pessoas físicas investirem valores a partir de R$ 30,00.

Além disso, o TD garante a oferta de títulos de renda fixa, com diferentes prazos e opções de rentabilidade. Assim, é considerado um investimento de baixo risco no mercado.

Investir no TD significa emprestar dinheiro para que o governo compre títulos da dívida pública federal. Sem contar que ele oferece a garantia de ter o valor de volta, e o investidor vai estar auxiliando programas de saúde, educação e segurança.

Para se tornar um investidor do tesouro, é necessário que o interessado tenha CPF sem restrição e conta em alguma corretora de valores.

Como investir no Tesouro Direito

Antes de começar a investir no Tesouro Direto, é importante definir em quais dívidas públicas você quer começar a investir. Veja abaixo quais são elas e como funcionam:

  • Tesouro IPCA+ (NTNB Princ): rentabilidade definida em um percentual de juros ao ano mais a variação do IPCA do período.
  • Tesouro IPCA+ com Juros Semestrais (NTNB): rentabilidade do Tesouro IPCA+ com Juros Semestrais também é definida com um juro anual mais a variação do IPCA do período.
  • Tesouro Prefixado: rendimento predefinido. O valor pode ser calculado a ser resgatado no seu vencimento.
  • Tesouro Selic: rendimento vinculado à Selic. Um aumento da Meta Selic eleva o rendimento, e uma redução desfavorece a rentabilidade.

Agora que você já conhece as opções, confira o passo a passo de como investir no Tesouro Direto/Nacional:

  • Abra a sua conta: procure uma corretora de valores e abra a sua conta. Transfira o dinheiro a ser investido da sua conta bancária para a sua conta da corretora por meio de TED de mesma titularidade;
  • Entre na sua conta: acesse a plataforma de investimentos. Procure as aplicações disponíveis para fazer o seu dinheiro crescer. Clique na opção “Tesouro Direto” e veja os títulos disponíveis;
  • Conheça seu perfil de investidor: conheça seu perfil e saiba o quanto e onde irá garantir resultados que atendem suas expectativas;
  • Invista: após encontrar o título ideal, clique em “Comprar”. Insira sua assinatura eletrônica, a quantidade de compra e clique novamente em “Comprar”.
  • Pronto! Agora você é um investidor do Tesouro Direto.

Vantagens do Tesouro Direto/Nacional

Investimentos no Tesouro Direto garantem inúmeras vantagens. Além de não necessitar de muito dinheiro para investir e ter uma boa rentabilidade, é possível fazer aplicações em títulos públicos a partir de R$ 30. Confira outras vantagens:

  • Pode render o dobro da Poupança;
  • Recebimento de juros semestrais;
  • Proteção contra inflação;
  • Aplicação programada para uma data específica ou periodicamente;
  • Os títulos podem se valorizar;
  • Resgate a qualquer momento.

Rendimentos Tesouro Direto/Nacional

Atualmente, a rentabilidade do investimento no Tesouro Nacional/Direto é considerada uma das mais consistentes e segura. Investidores do TD contam com rendimentos em torno de 100% do CDI.

Em agosto de 2019, o índice chegou a 6,34% ao ano. No entanto, a rentabilidade pode mudar quando é feita uma venda antecipada do ativo. Em tais casos, o retorno depende exclusivamente da estratégia de investimento.

Além disso, o rendimento varia conforme o tipo de título público: quanto maior o risco do ativo, mais rentável ele será.

Confira também: Lucro por Ação (LPA): Saiba o que é e como calcular para o seu investimento




Voltar ao topo

Deixe um comentário