scorecardresearch ghost pixel



O que é Benefício Proporcional Diferido na Previdência Privada?

Também conhecido como "vesting", saiba mais sobre essa forma de investimento da aposentadoria privada.



Se o assunto é investimento em fundos de pensão, há vários sistemas de aplicação. Entre eles, está o Benefício Proporcional Diferido. Atualmente, mais da metade das empresas no Brasil oferecem planos de aposentadoria complementar aos seus colaboradores.

Saiba mais a seguir sobre esse modelo de gestão dos recursos da Previdência Privada.

O que é Benefício Proporcional Diferido?

O Benefício Proporcional Diferido (BPD) foi instituído em 29 de maio de 2001, através da Lei Complementar nº 109, e regulamentado pelo Conselho de Gestão da Secretaria da Previdência Complementar no ano de 2002.

Trata-se de um tipo de regime da aposentadoria privada que possibilita o recebimento de benefícios contribuídos no caso de demissão do trabalhador.

O BPD, também conhecido como vesting, permite ao participante o direito de resgatar do saldo investido mesmo após sua desvinculação da empresa patrocinadora.

O empregado terá acesso a todos os benefícios vinculados ao seu nome no plano, inclusive a parte paga pela empresa. Dessa forma, assim que chegar a data de liberação da aposentadoria, será possível resgatar o valor aplicado, sempre de acordo com as condições estabelecidas em contrato.

Como funciona o Benefício Proporcional Diferido?

O direito ao BPD é garantido quando há o rompimento do vínculo empregatício entre a empresa responsável pelos repasses e o cotista.

Para ser incluído na modalidade, o participante precisa cumprir uma carência mínima de 5 anos no fundo de pensão.

Após o desligamento, o participante pode optar pelas seguintes opções:

  • Encerrar o pagamento das contribuições e esperar a data de resgate do BPD ao se aposentar;
  • Manter as cotas e assumir o valor das parcelas pagas anteriormente pela patrocinadora, na forma de um autopatrocínio;
  • Escolher pela portabilidade daquilo que já foi investido e continuar o plano em outra operadora.

Dica: É fundamental conhecer de maneira aprofundada sobre o fundo de pensão para tomar a melhor decisão quando houver a saída.

Quais as vantagens do BPD?

Antes da implementação desse regime, funcionários desligados de empresas eram obrigados a cobrir a parcela paga pela patrocinadora, caso quisessem continuar com o investimento.

Contudo, após a lei de 2001, existem mais opções de manutenção das aplicações. Confira a seguir algumas vantagens do BPD:

  • Possibilita o aumento no número de opções para a continuidade do plano de previdência privada;
  • Mantém o saldo do investimento, mesmo se o empregado for desligado da empresa e não consegue dar sequência aos pagamentos;
  • Permite o investidor resgatar o total do que foi aplicado, na soma tanto da sua parcela quanto do valor depositado pela patrocinadora.

Além disso, contribuições patrocinadas possuem mais benefícios fiscais para as organizações, como abatimentos no recolhimento da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) e do Imposto de Renda (IR).

Veja também: Aposentadoria privada: O que é, como funciona, tipos, rentabilidade




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário