scorecardresearch ghost pixel



Como calcular os custos em uma viagem de carro?

Saiba quais os principais gastos envolvidos e faça um planejamento para evitar surpresas desagradáveis durante o trajeto.



Uma viagem de carro tem as suas vantagens: poder escolher o horário de saída e chegada, estar na companhia de amigos e familiares, além de decidir sobre o roteiro de destino são apenas delas. Mas quanto custa poder usufruir de tudo isso?

A conta é bastante simples e se resume basicamente às despesas com combustível, gastos com manutenção e pagamento de pedágio. Veja a seguir algumas dicas que podem ajudar a calcular os custos de uma viagem de carro

Custo com combustível

Sem dúvida, a principal despesa em uma viagem de carro é o combustível. Por se tratar de um item indispensável, quem for viajar deve, primeiramente, se atentar à quantidade de quilômetros necessários até a chegada ao destino. 

A partir daí, basta saber quanto o carro anda com um litro ou quantos litros ele faz e então abastecer uma quantidade pouco acima do resultado encontrado. Também é preciso ficar atento em relação ao consumo: enquanto na estrada a queima de combustível é menor, na cidade ele acaba sendo mais intenso. 

No caso de carros flex, ou seja, que aceitem gasolina e etanol, sabe o melhor custo/benefício é fundamental para conseguir economizar. Apesar de ser mais barato, o etanol rende até 30% menos do que a gasolina. 

Para descobrir qual sai mais barato, basta dividir o valor do litro do etanol pelo o da gasolina. Caso o resultado seja inferior a 0,70, escolha pelo etanol. Se for o contrário, ou seja, maior, opte pela gasolina. Sabendo detalhadamente o quanto o carro gastará até o destino final, a viagem se tornará mais segura e com  menos dor de cabeça.

Custo com pedágio

Ao optar pela viagem de carro, o motorista também deve considerar o custo com pedágio. Apesar de em um primeiro momento parecer baixo, a soma dos vários que podem aparecer durante o trajeto podem gerar um impacto significativo no orçamento. 

Os aplicativos Mapeia e Qualp são uma forma fácil e certeira para calcular as despesas com pedágio. Para isso, basta informar a origem e o destino da viagem nas plataformas e pronto. As plataformas ainda permitem adicionar o valor do litro do combustível e o rendimento do veículo para o cálculo de quanto será necessário para a viagem.

Custos extras

Mesmo tendo se planejado minuciosamente, imprevistos podem acontecer. E para eles, nada mais seguro do que uma reserva extra para lidar com problemas inesperados. Feita a conta para o combustível e pedágio, existem outros custos comuns em viagens mais longas, como paradas para comer, além de eventuais manutenções, como troca de óleo, reparo, etc. 

Caso a viagem for em grupo, o custo total pode ser dividido pelo número de pessoas que vão no carro, fazendo com que pesasse menos no bolso do trabalhador. 

Leia ainda: Custos diretos e indiretos




Voltar ao topo

Deixe um comentário