scorecardresearch ghost pixel



Por que cartão de crédito tem validade?

Tudo que consumimos expira um dia e o mesmo acontece com cartão de crédito.



Preocupar-se com a validade de um produto alimentício é algo comum e necessário, mas e quando o assunto é o cartão de crédito? Ainda que muitas pessoas desconheçam, a ferramenta tem tempo de duração que, quando expirada, exige a emissão de uma nova. 

Mas por que os cartões de crédito tem validade? A resposta é simples e pode ser resumida em três motivos, que envolvem segurança, desgaste do cartão e atualização nas ofertas ao cliente. Entenda a seguir de forma detalhada cada um desses pontos:

  • Segurança: ao mudar a data de validade, por exemplo, o risco de fraudes e clonagens do cartão diminuem. 
  • Desgaste: em razão da constante utilização em maquininhas, tanto o chip quanto a fita magnética do cartão podem se deteriorar. Por isso motivo, as instituições enviam, geralmente a cada três anos, um novo ao cliente.
  • Atualização das ofertas: com a proximidade no prazo de vencimento, muitas empresas oferecem novos serviços e benefícios aos consumidores. As ofertas podem ser ainda mais vantajosa se não houver débitos em atraso.

Onde conferir a data de validade do cartão de crédito?

A data de validade do cartão é uma das informações mais visíveis quando se tem a ferramenta em mãos.

Normalmente, ela fica na parte frontal sob a forma de dois dígitos separado por uma barra oblíqua (/), com os dados referentes ao mês e ano. Há modelos, como no caso do Nubank, em que a validade fica inscrita na parte de trás.

A data de validade muda ao receber um novo cartão?

A resposta é sim. Ao receber um novo cartão, seja em razão de perda, roubo, problemas de leitura ou mesmo por ter a data expirada, informações do código de segurança (CVV), número do cartão ou validade são alterados.

Quando devo pedir um novo cartão?

Clientes com cartões que estão prestes a vencer são contactados pelas instituições financeiras quando a data de expiração estiver próxima para o envio de uma nova via. Até lá, o cartão “antigo” pode continuar em utilização, inclusive até o último dia do mês de vencimento.

Por exemplo, se a data de validade é em novembro de 2020, a ferramenta poderá ser utilizada até o dia 30 do mês. Passado esse período, a via se torna inválida.

Após receber o cartão novo, como desfazer da versão antiga?

Os cartões de crédito, em sua maioria, são feitos de plástico PVC. Dessa forma, eles podem ser descartados de forma sustentável, visando sua reciclagem. Contudo, antes de se desfazer dele, é necessário torná-lo inutilizável. Ou seja, quebre-o o danifique-o ao ponto que suas informações pessoais não fiquem visíveis.

Leia ainda: Para que serve o cartão de crédito virtual?




Voltar ao topo

Notícias relacionadas

Deixe um comentário