scorecardresearch ghost pixel



Confira por que você não deve emprestar seu cartão de crédito

Entenda como emprestar um cartão de crédito pode causar uma série de problemas a sua vida financeira. De relações pessoais prejudicadas até nome negativado.



Apesar de ser uma boa atitude, de ajuda ao próximo, emprestar um cartão pode acarretar uma série de problemas para sua vida financeira. Segundo pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), 17% dos entrevistados já ficaram com nome sujo porque emprestaram o nome para outras pessoas.

O mesmo estudo mostra que o cartão de crédito é a forma mais recorrente de emprestar o nome, indicado por 52% dos participantes.

Emprestar o cartão de crédito é emprestar o nome

Ao emprestar seu cartão a outra pessoa, é o seu nome que estará em jogo caso ela não pague a dívida. Logo, você corre o risco de lidar com juros altíssimos e, caso não consiga pagar, ainda ficar com o nome negativado.

Essa situação pode prejudicar seu score de crédito, dificultando seu acesso a um financiamento, empréstimo ou a outros produtos financeiros.

Em outras palavras, você perde pontos como bom pagador por uma dívida quem nem sequer é sua.

Leia também: Como sair do SPC e Serasa legalmente?

O limite do cartão é diminuído

O limite do cartão de crédito pode ser necessário, principalmente em casos de emergência. Caso você não tenha dinheiro para pagar a dívida à vista, vai precisar recorrer ao cartão de crédito.

Além disso, alcançado o limite do cartão, é necessário quitar pelo menos uma parte do saldo em aberto. Logo, dependendo do valor da compra que você tiver que fazer, isso pode levar alguns meses.

Relações pessoais podem ser prejudicadas

Caso um amigo ou familiar te peça o cartão emprestado e não consiga pagar, você poderá lidar com uma série de problemas na sua vida financeira.

Isso pode acabar com a relação entre aquele que emprestou e o que pediu emprestado. Os prejuízos decorrentes da dívida podem causar raiva, arrependimento e problemas no relacionamento de ambos.

Por que é tão importante estar no controle?

Ter o controle do cartão de crédito em mãos significa ter uma maior previsibilidade das despesas e mais liberdade nas compras.

Para ter uma vida financeira organizada, é fundamental que as despesas sejam minimamente previsíveis. Ao emprestar o seu cartão, caso o devedor não pague em dia, seus custos fugirão do controle.

Leia mais: Está no vermelho? Confira 10 dicas para não zerar o salário antes do fim do mês




Voltar ao topo

Deixe um comentário