Descubra como emitir boleto Simples Nacional (DAS)

Boleto de pagamento do Simples Nacional é emitido pela internet e pode ser pago de diferentes formas, inclusive pelo Internet Banking. Confira!

O Simples Nacional é um regime que une os principais tributos e contribuições existentes no país. A legislação responsável por nortear esse modelo é a Lei Complementar (LC) 123/2006, que está em vigor desde 01/07/2007.

O objetivo desse sistema tributário é facilitar o recolhimento de contribuições das microempresas e médias empresas. Esse recolhimento, por sua vez, é feito por meio da “guia”, o DAS – Documento de Arrecadação do Simples Nacional.

Se você é proprietário ou microempreendedor individual (MEI) sabe que o pagamento dos tributos é fundamental para evitar problemas com a Receita Federal.

A fim de facilitar a vida do empresário, o Edital Concursos Brasil trouxe um tutorial sobre como emitir a guia. Confira!

O que é DAS?

Antes de você aprender a emitir o Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS) é importante entender qual a sua finalidade.

O DAS é um documento único que reúne os principais impostos a serem pagos por um empreendedor individual, micro ou pequena empresa. Essa tributação foi criada para facilitar a vida dos pequenos e médios empresários.

O valor arrecadado com o imposto é automaticamente distribuído entre Município, Estado e União. Esta categoria de arrecadação de impostos é simplificada.

Essa facilidade é garantida porque o tipo de tributação permite que as micro e pequenas empresas, e também MEIs, realizem a quitação de todos os tributos em uma única guia, facilitando a vida e a rotina do empresário.

Como gerar boleto do Simples Nacional?

Para gerar o boleto de pagamento do Simples Nacional é muito fácil! Confira o passo a passo a seguir:

  1. Acesse o site oficial do Simples Nacional e busque a opção PGDAS no lado direito da página;
  2. Na página, acesse o sistema com o Certificado Digital ou com o Código de Acesso. Caso não possua nenhum dos dois será necessário gerar o código de acesso.
  3. Com o código em mãos, preencha os dados para efetuar o login no sistema. Os dados são: CNPJ da empresa, CPF do responsável e confirmação de segurança;
  4. Ao acessar o sistema, basta confirmar a emissão do boleto;
  5. Após a confirmação, o boleto irá aparecer na tela e poderá ser impresso para pagamento em agências bancárias ou casas lotéricas ou por meio de Internet Banking.

Como emitir o boleto do MEI?

Caso você seja da modalidade MEI, o processo para emissão do boleto é diferente. Confira o passo a passo:

  1. Acesse o portal do empreendedor;
  2. Clique na “SERVIÇOS”, localizada em “JÁ SOU” à direita da página;
  3. Em seguida, clique em “PAGUE SUA CONTRIBUIÇÃO MENSAL”;
  4. Depois, clique na opção “BOLETO DE PAGAMENTO”;
  5. Será necessário digitar o CNPJ e inserir os caracteres de segurança.
  6. Posterior, basta confirmar a emissão, imprimir e pagar.

Como emitir segunda via do boleto Simples Nacional (DAS)?

Se tiver acontecido atraso ou perda de boleto, é necessário emitir uma segunda via do boleto DAS. Isso pode ser feito da seguinte forma:

  1. Acesse o site do Simples Nacional;
  2. Crie o código de acesso do Simples Nacional;
  3. Preencha todos os dados que irão aparecer na janela poder receber o código;
  4. Com o código em mãos,clique em Emitir DAS Simples Nacional / 2 Via Boleto Atualizado;
  5. Escolha a forma de emissão, que pode ser por “Código de Acesso” ou “Certificado Digital”;
  6. Se você escolher a opção por Código de Acesso, será necessário informar o CNPJ, o CPF do titular, o seu código de acesso, os caracteres de segurança;
  7. Em seguida, clique em “Continuar”;
  8. Pronto! Basta emitir o documento e realizar o pagamento.

Confira também: Como atualizar boleto Banco do Brasil?

Voltar ao topo

Deixe um comentário