scorecardresearch ghost pixel



O que é CDB?

CDB é uma modalidade de investimento de renda fixa emitida pelos bancos. Ele é uma das opções mais democráticas e seguras. Confira!



O Certificado de Depósito Bancário (CDB) é um dos investimentos mais conhecidos pelos investidores em renda fixa. Esse título é emitido por bancos com o objetivo de captar dinheiro. Por meio dele, é possível obter rendimentos acima altos, sem complicações.

Se você busca por rendimento acima do encontrado em grandes instituições financeiras, o Edital Concursos Brasil explica o que é o CDB e como investir com segurança e rentabilidade. Confira!

O que é CDB?

O CDB é uma modalidade de investimento de renda fixa emitida pelos bancos. Ele é uma das opções mais democráticas e garante que qualquer investidor tenha-o em seu portfólio de aplicações financeiras.

Atualmente, o Certificado de Depósito Bancário é protegido pelo Fundo Garantidor de Créditos (FGC). Desta forma, até R$ 250 mil podem ser cobertos por depósitos e investimentos em cada instituição, seja CPF ou CNPJ.

Extremamente seguro, o CDB é um título emitido pelos bancos como forma de captação de recursos. O objetivo dessa instituições é financiar suas atividades.

Assim, ele funciona como um empréstimo do investidor para as instituições financeiras. Em contrapartida, as empresas devolvem o dinheiro corrigido com os juros.

Os CDBs estão disponíveis na maioria dos bancos. Devido a essa comodidade, são uma das primeiras opções para quem tirar o dinheiro da poupança e investir em outra opção mais rentável.

Como Funciona o Certificado de Depósito Bancário (CDB)?

O CDB funciona como um empréstimo do para a instituição bancária. Ao optar pela modalidade, o investidor recebe uma taxa de rentabilidade. O valor é definido no momento da compra.

Essa captação de recursos serve para financiar atividades do banco, como projetos, crescimento e pagamentos. Além disso, o CDB é categorizado de acordo com o tipo de rentabilidade, sendo elas:

  • Prefixadas: consiste em uma remuneração fixa. investidor consegue calcular exatamente a remuneração em reais que obterá até o vencimento do papel.
  • Pós-fixadas: rentabilidade atrelada a um indexador da economia. O investidor sabe que indicador servirá de referência para a rentabilidade do papel também desde o momento da aplicação.
  • Híbridos: rentabilidade composta por duas partes – uma fixa e uma variável – que são atreladas à inflação.

Como Investir em CDB?

Ficou interessado no CDB? Confira o passo a passo de como investir no título:

  1. Abra a sua conta em um corretora;
  2. Transfira o valor a ser investido;
  3. Entre na sua plataforma e clique na opção “Renda Fixa”;
  4. Escolha as opções de CDBs disponíveis para investir;
  5. Clique em “Comprar”;
  6. Insira o valor de aplicação e a sua assinatura digital;
  7. Clique novamente em “Comprar”;
  8. Pronto! Você acaba de se tornar um investidor de CDB!

Confira também: O que são investimentos em renda variável?




Voltar ao topo

Notícias relacionadas

Deixe um comentário