scorecardresearch ghost pixel



Liquidez de um investimento

Liquidez do investimento é a possibilidade e/ou facilidade de resgatar o valor investido e o seu lucro. Quanto mais alto o rendimento, menor é a liquidez.



A liquidez do investimento é a capacidade de determinada aplicação ter o valor revertido em dinheiro na conta. Quanto mais rápido isso acontece, mais liquidez o investimento possui.

Essa liquidez pode ser entendida como um conceito econômico que mede a transformação de um ativo em um meio de troca. Em resumo, serve para avaliar a aplicação que será convertida em dinheiro, sem a perda de valor.

Mas em quais casos a liquidez é mais importante do que a rentabilidade? Em todos, afinal, não importa se o dinheiro está rendendo 120% do Certificados de Depósitos Interbancários (CDI) se o investidor não possui acesso a ele.

Normalmente quanto mais alto o rendimento, menor é a liquidez. Em situações de médio e longo prazo é mais viável que o investidor deixe a liquidez de segundo plano e priorize a rentabilidade.

O que é liquidez de investimento?

A liquidez do investimento é a possibilidade ou facilidade de resgatar o valor investido, assim como seu respectivo lucro. Também pode ser entendida como um aspecto que deve ser considerado na hora da formação e manutenção de carteira de investimentos.

Portanto, a liquidez é responsável por influenciar diretamente na rentabilidade e no risco do investimento. Isso irá depender dos objetivos do investidor.

A nível de exemplo, a quantia que está na conta corrente tem liquidez alta, pois pode ser sacada a qualquer momento. Por outro lado, um imóvel costuma demorar para ser vendido, assim possui baixa liquidez.

Quais os tipos de liquidez?

Atualmente, a liquidez de investimento tem diferentes variações que se aplicam em diversas situações do mercado financeiro.

Alguns desses tipos são os investimentos em Renda Fixa. Estes seguem as taxas de juros e têm regras definidas de cálculo da rentabilidade.

Integram esse tipo de investimento os Certificados de Depósitos Bancários (CDBs), as Letras de Crédito do Agronegócio (LCAs) e as Letras de Crédito Imobiliário (LCIs). Todos esses oferecem duas opções de liquidez: diária ou no vencimento.

Liquidez diária

Um ativo com liquidez diária é aquele em que o investidor pode resgatá-lo a qualquer momento. Além disso, pode obter a remuneração pelo período em que ele ficou aplicado.

Esse tipo de investimento não possui previsibilidade. Portanto, a remuneração paga é menor se comparada às outras opções.

Liquidez no vencimento

Outra modalidade é a liquidez no vencimento do título. Nesse caso, o investidor não pode retirar os recursos antes do prazo final, que é determinado no momento da aplicação.

Normalmente, quanto mais distante o prazo para retirada do valor, maior será a remuneração oferecida. Esse tipo de liquidez opera como uma forma de premiação ao investidor que abriu mão daquela quantia por determinado tempo.

Como identificar e calcular a liquidez dos investimentos?

A liquidez pode ser baixa, alta ou média. Caso seja baixa, o investimento é resgatado sem perdas de rendimento até o prazo de vencimento. Caso a liquidez seja alta, o investimento está acessível a qualquer momento.

Outra forma de identificar a liquidez é por meio da conta ‘D + Número de dias úteis’. Essa é uma expressão matemática que calcula os dias úteis em que o dinheiro irá demorar para entrar na conta logo após a solicitação de resgate.

Exemplo

  • Caso um fundo de ações possua D+30 isso significa que irá demorar 30 dias úteis para que o capital e a sua rentabilidade estejam disponíveis.

Qual o melhor investimento por liquidez?

Atualmente, os investimentos possuem liquidez diferentes. As opções mais utilizadas no mercado são:

Quantos aos fundos de investimentos, ainda existem 4 categorias principais. Sendo elas:

  • Fundos de Renda Fixa: focam em ativos conservadores
  • Fundos Multimercado: mesclam mercados conservadores e agressivos
  • Fundos de Ações: focam em ativos agressivos
  • Fundos de Câmbio: focam em ativos agressivos

Confira também: O que é contabilidade de custos?




Voltar ao topo

Notícias relacionadas

Deixe um comentário