O sucesso de vendas de um negócio depende muito em satisfazer o cliente, superando principalmente suas expectativas. A regra, apesar de básica, é essencial e deve ser seguida à risca pelos donos de negócios.
Na internet, a lógica aplicada é a mesma. Contudo, para alcançar o sucesso no domínio virtual, é necessário estar antenado às práticas e fatores-chaves do mercado digital. Sem essa direção, por maiores que sejam os esforços, a venda de produtos e serviços pela web pode ser um fracasso.
Confira a seguir como vender pela internet e aprenda práticas que podem te ajudar nesse ramo tão inconstante.
10 dicas de sucesso para vender na internet
1 – Tenha um site 100% funcional
Um dos princípios básicos para se vender alguma coisa na internet é ter um site funcionando da melhor forma possível. Por ele, o cliente deve entrar, navegar e sair de forma fácil e sem dificuldades. Caso contrário, ele vai desistir e dificilmente retornará.
Dentre os problemas mais comuns, estão: imagens muito pequenas, excesso de anúncios, pouco contraste entre o fundo da página e a fonte da letra e site lento.
2 – Comece preparado para entrar na internet
Entender o que está por trás de um e-commerce é fundamental para se dar bem nesse mundo virtual. Saber quais investimentos são necessários, parceiros, fornecedores, clientes e concorrentes, assim como a estratégia de marketing, se tornam primordiais e devem constar em um Plano de Negócio bem elaborado. Por estes dados, é possível traçar um nicho no qual o negócio terá destaque ou então escolher o mercado de massa para a competição.
3 – Atente-se à logística
Como não existe uma relação de proximidade física pela internet, o consumidor costuma colocar muita expectativa em relação ao recebimento da mercadoria. O ideal é que o tempo de espera seja igual ou menor que o prazo acordado, nunca além disso. Outro fator importante tem a ver com a qualidade de entrega do produto, que precisa estar devidamente embalado.
4 – Não prometa prazos que não possa cumprir
Não cumprir aquilo que se promete é um dos principais defeitos de quem trabalha com vendas online. Deixar o cliente sempre a parte em relação ao produto/serviço, cobrança de frete e prazo de entrega são fundamentais para demonstrar que a empresa é confiável.
5 – Tenha uma equipe bem treinada e preparada
Nem sempre é possível que o dono do negócio mantenha uma empresa sozinho. E, ao contrário disso, ele sempre espera prosperar e aumentar sua capacidade de retorno financeiro.
Na internet, mão de obra especializada e treinada é importante, sobretudo para lidar com questões relacionadas à tecnologia e ao marketing da empresa. Além disso, outro ponto crucial é conseguir estabelecer uma boa relação entre o virtual e o real (canais on e off).
6 – Trabalhe com multicanais
Fazendo correlação com o tópico anterior, quem deseja vender pela internet não deve focar só em uma plataforma para o contato com o cliente.
Buscando facilitar ao máximo o acesso do consumidor ao negócio, as opções de conversa com o público podem incluir redes sociais, e-mail, blog, chat, entre outros. Ter um número de telefone visível e sempre funcionando ajuda a trazer mais seguridade ao consumidor em caso de dúvidas e reclamações.
7 – Faça investimentos em SEO
Do inglês, o termo Search Engine Optimization (SEO) significa Otimização para Mecanismos de Buscas. Basicamente, a função da ferramenta, como o próprio nome diz, é otimizar um site e direcionar seus motores de busca, dando destaque ao conteúdo.
Atualmente, os sites de busca são a principal fonte de pesquisa de informações por aqueles que navegam na internet. Isso faz com que a necessidade de se ter um site bem posicionado nesses buscadores seja extremamente importante para se dar bem nas vendas online.
8 – Invista em back office
Traduzido como “a parte de trás do balcão”, a expressão representa a estrutura física de um website ou loja virtual. Ou seja, os bastidores das vendas realizadas pela internet. Ter um suporte técnico e de pessoal produtivos permite não só um ambiente seguro de trabalho, mas a realização de todas as atividades e garantias da empresa junto ao cliente, como entrega do produto no prazo estabelecido, por exemplo.
9 – Tenha um site seguro
Não basta ter um site bem posicionado e de fácil navegação se a segurança das informações dos usuários estiver em risco. É preciso garantir ao consumidor, em todas as etapas da compra, proteção contra invasões e bloqueio de ameaças externas.
10 – Anuncie e divulgue
Existem inúmeras formas de realizar anúncios pela internet. Entre os mais comuns estão os links patrocinados e as publicações em mídias sociais. Em ambos os formatos, é comum pagar pela quantidade de cliques.
Uma excelente forma de adentrar neste segmento é realizando pequenos testes, com investimentos de baixo custo. A partir daí, basta medir os resultados obtidos e verificar se houve crescimento de visitas, vendas ou mesmo cliques.
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