scorecardresearch ghost pixel



Gestão estratégica de Recursos Humanos – O que é e como implantar na empresa

Conheça mais sobre essa prática de gestão que tem revolucionado o mercado de trabalho.



São notórias as mudanças que o mercado de trabalho tem passado ao longo dos últimos anos. Uma das principais transições está associada diretamente à atuação dos profissionais do setor estratégico em Recursos Humanos.

Buscando mais produtividade por meio de ferramentas digitais, os profissionais do setor de RH têm focado seus esforços na coleta e análise de dados para definir objetivos mais assertivos, além de resultados positivos e satisfatórios.

Portanto, vejamos o que é gestão estratégica de Recursos Humanos e como implantá-la na empresa.

O que é gestão estratégica de Recursos Humanos?

Em suma, a prática consiste em articular e conhecer melhor a missão e os objetivos da empresa para a elaboração de um planejamento estratégico, com foco nos resultados dos colaboradores e, consequentemente, dos ganhos do negócio.

O departamento de gestão de pessoas da empresa precisa ir além das simples atividade e processos de recrutamento, na busca de um cenário laboral mais fluido e que traga motivação, satisfação e produtividade por parte dos colaboradores.

Dito isso, o RH estratégico é responsável por promover o desenvolvimento do negócio e gerar sua solidez. Para isso, ele precisa de pessoas competentes e motivadas, capazes de contribuir de maneira eficaz para a organização e aumentar as chances de crescimento da empresa no mercado.

Como implantar a gestão estratégica de RH em uma empresa?

Os gestores responsáveis pela implantação de novas estratégias de recursos humanos devem considerar fatores até então ignorados pelos profissionais da área, como a felicidade e satisfação dos colaboradores em relação à sua função, por exemplo.

A transição do RH tradicional para o estratégico também exige mudanças na forma de organização, em que é preciso promover ações que busquem contribuir com o planejamento das atividades de cada departamento da empresa.

Na prática, isso pode ser feito por meio de uma definição mais clara dos objetivos da companhia ou através de uma avaliação de desempenho dos profissionais, buscando entender as necessidades de cada setor.

Lembrando que, apesar das novas diretrizes, os responsáveis pelo setor de RH de uma empresa devem continuar com as tarefas habituais de responder dúvidas e resolver problemas dos funcionários, gerir os pagamentos, promoções, benefícios corporativos e solucionar possíveis atritos que possam ocorrer no ambiente de trabalho.

Atribuições para uma visão estratégica do setor de RH

Considerando uma visão mais estratégica do negócio, o setor de Recursos Humanos precisa se ater às seguintes atribuições:

  • Treinamento e desenvolvimento dos colaboradores da empresa;
  • Aprimoramento das ferramentas de recrutamento e seleção de novos funcionários;
  • Avaliação regular dos níveis de desempenho dos funcionários. Uma dica é utilizar ferramentas e softwares no acompanhamento de metas e alcanço de produtividade;
  • Aprimoramento da comunicação interna, sendo mais aberta e leve, em consideração a diferentes opiniões.

Principais ferramentas de uma estratégia de Recursos Humanos

Antes da implementação do RH estratégico na empresa, o gestor deve realizar um diagnóstico detalhado sobre a situação de cada setor.

A partir daí, será possível identificar os erros e acertos ligados aos processos organizacionais e como eles influenciam na execução das tarefas diárias da empresa.

Com esse mapeamento, também será mais fácil delimitar o posicionamento estratégico e se ele atenderá aos interesses e necessidades da empresa. Isso permitirá, inclusive, uma gestão mais alinhada com todos os funcionários.

É fundamental ter em mente que a motivação deve sempre ser estimulada entre as equipes, visto que isso proporciona maior engajamento e aperfeiçoamento das habilidades de cada colaborador.

Outro ponto essencial envolve novas tecnologias. Verdadeiras tendências do mercado, elas se tornaram ferramentas cruciais para a melhora e prática de uma gestão mais estratégica.

Atualmente, existem diversos sistemas de RH, dos gratuitos aos mais completos e personalizados.

Por meio das inovações tecnológicas, pode haver uma melhor seleção, recrutamento, treinamento, capacitação e avaliação dos setores da empresa.

Veja também: People Analytics: O que é e como a tecnologia favorece a gestão de pessoas




Voltar ao topo

Notícias relacionadas

Deixe um comentário