scorecardresearch ghost pixel



Concurso PC BA será investigado pelo Ministério Público

Depois de receber inúmeras denúncias por parte dos candidatos, o MP BA deu início ao processo de investigação para apurar possíveis fraudes do concurso da PC BA.



Alvo de polêmicas desde a aplicação das provas teóricas, no dia 22 de abril, o concurso da Polícia Civil da Bahia (PC BA) tornou-se alvo de investigação do Ministério Público baiano (MP – BA).

A suspeita é de que o certame tenha sido fraudado. De acordo com apurações feitas pela  Folha Dirigida junto ao MP – BA, depois que vários candidatos efetuaram denúncias no órgão, o caso finalmente foi encaminhado à promotora Heliete Viana. A magistrada está responsável por dar os devidos andamentos à investigação.

Em resposta a Folha Dirigida, a assessoria de comunicação do Ministério Público garantiu que “O MP instaurou procedimento para investigar o concurso da Polícia Civil a partir de queixas recebidas e também a partir das publicações da imprensa que chegaram até o órgão”.

Agora, depois de averiguar todos os documentos, a promotora deve dar início ao processo de apuração das denúncias. Dessa forma, um posicionamento a respeito do concurso da PC BA será dado em breve.

O que diz a Vunesp

De acordo com declarações da Fundação Vunesp a aplicação das provas correu dentro da normalidade e, portanto, não houveram atos fraudulentos. A organizadora descartou a ocorrência de qualquer irregularidade no concurso da PC BA.

Ainda assim, a Vunesp informou que está tomando todas as providências para que a lisura do certame seja mantida, mesmo que isso inclua e desclassificação de candidatos comprovadamente envolvidos com fraudes no concurso.

Entenda o caso

Aplicadas pela Vunesp, as provas da primeira etapa do concurso da Polícia Civil concurso da Polícia Civil da Bahia recebeu reclamações por parte dos candidatos no que diz respeito ao nível das questões e também em relação à fiscalização dos exames.

Muitos concorrentes reclamaram do pouco tempo disponível para realizar questões bastante complexas. De acordo com os inscritos o grau de dificuldade da prova não foi compatível com o que geralmente é aplicado por esta banca examinadora.

Além de contar com 100 perguntas objetivas, as provas tiveram ainda duas questões discursivas para Investigador e Escrivão e elaboração de um estudo de caso e uma peça processual para o cargo de Delegado. Para realizar ambas, os candidatos contaram com o tempo total de cinco horas.

Outro ponto que levantou discussão entre os candidatos é em relação a fiscalização do certame. Os mesmos afirmaram que os locais de prova não contaram com detector de metais, não houve fiscalização adequada nos banheiros, as salas contaram com apenas um fiscal e que alguns concorrentes portavam itens proibidos durante as provas, como mochilas e celulares.

Concurso PC BA

Os candidatos inscritos estão concorrendo a 1.000 vagas divididas entre as funções de Escrivão, Investigador e Delegado de Polícia. Os vencimentos mensais chegam a R$ 11.389,96.

A organizadora já disponibilizou os gabaritos de provas objetivas. O prazo para interposição de recursos terminou no último dia 25. Os gabaritos de provas discursivas estão previstos para serem divulgados no dia 15 de junho.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário