scorecardresearch ghost pixel



Concurso INSS: Nota técnica pressionando o MPDG será enviada nesta sexta

A expectativa é de que com o recebimento do documento o Ministério do Planejamento se sensibilize com a atual situação do órgão, que realizou pedido para preenchimento de mais de 16 mil postos de trabalho em suas unidades.



Mais uma tentativa de pressionar o Ministério do Planejamento (MPDG) para conceder o aval pra o concurso do INSS será feita nesta sexta-feira (4). Será enviada ao MPDG hoje, a Nota Técnica nº 6, que trata justamente da situação caótica pela qual o quadro do órgão está passando.

A nota é uma maneira não só de cobrar o Planejamento nova seleção, mas também pela convocação dos remanescentes do último certame, realizado em 2015. De acordo com apurações feita pela Folha Dirigida, o texto da nota já está pronto e foi entregue pela Diretoria de Gestão de Pessoas do INSS à Presidência do órgão na última segunda, dia 30 de abril.

Apostilas preparatórias: Técnico do Seguro SocialAnalista do Seguro Social – Formação: Serviço Social e Apostila + Curso: Combo para o INSS

Agora, falta à nota técnica assinatura do presidente da autarquia, Francisco Lopes, para que ela seja de fato encaminhada ao Ministério. Protocolado junto ao MPDG desde o mês de julho de 2017, este documento é uma das formas de dar sustentação ao pedido.

Por depender somente dessa assinatura, a autarquia espera que o documento seja encaminhado ainda hoje. Assim que recebida pelo Planejamento, é possível que o protocolo de autorização passe a tramitar dentro da Pasta com maior agilidade.

O INSS está confiante de que a nota sensibilizará o governo no sentido de dar um sinal positivo em relação ao novo concurso do órgão. Tendo em vista que a atual situação é grave, a realização de um novo certame é uma das formas de preencher as 16.548 vagas que foram pedidas.

Dessas, cerca de 7.500 serão preenchidas via concurso público, as demais, cerca de 8.900, são destinadas a candidatos aprovados em 2015, mas ainda ainda aguardam pelas convocações.

Prioridade

Diante das inúmeras reiterações a respeito da necessidade de um novo certame, desde o início do mês de abril o pedido de concurso para o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), passou a ser tratado como uma das prioridades do Ministério do Planejamento.

Contudo, de acordo com representantes da Pasta, um grande entrave para o consentimento da autorização, ainda é a questão de contingenciamento orçamentário pela qual o governo ainda passa, além da destinação de verba para outros ministérios, como o da Segurança Pública.

Desde que passou a ser prioridade, o protocolo já registrou movimentações e finalmente chegou à Coordenação-Geral de Benefícios Previdenciários. A expectativa é de que ao ser autorizada a seleção contemple cargos de nível médio e nível superior, com ganhos de até R$ 10,5 mil.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário