scorecardresearch ghost pixel



Concurso MEC 2018: Previsão de 1.700 vagas para este ano!

Pasta recebeu autorização para o provimento de vagas para técnicos administrativos e docentes de instituições de ensino federal de todo o país.



No início do mês de abril, o Ministério da Educação recebeu a autorização para o provimento de 1.700 vagas em instituições de ensino federal de todo o país. As oportunidades contemplam os quadros técnico-administrativo e de docência.

O documento foi publicado em edição do Diário Oficial da União e, de acordo ele, as nomeações podem originar-se de aprovados remanescentes ou, ainda, novas seleções. De qualquer forma, as contratações terão caráter efetivo.

A distribuição das vagas ficaria da seguinte forma:

Técnico-Administrativo (TAE): 

  • Institutos Federais vinculados ao Ministério da Educação (453): 85 para a Classe D e 368 para a Classe E
  • CEFET-RJ e CEFET-MG (47): 15 para a Classe D e 32 para a Classe E

Professores: 

  • Institutos Federais vinculados ao Ministério da Educação (1.044): 870 para magistério do ensino básico, técnico e tecnológico e 174 para professores equivalentes
  • CEFET-RJ e CEFET-MG (156): 130 para magistério do ensino básico, técnico e tecnológico e 26 para professores equivalentes

Veja a relação completa de entidades contempladas aqui.

Com isso, Universidades Federais, Centros e Institutos Federais Tecnológicos têm editais abertos em todo o país para contratação de professores e técnicos. Confira a lista atualizada de instituições de ensino com concursos e processos seletivos abertos.

Concursos abertos em 2018

Universidade Federal do Amapá (UNIFAP): 48 vagas para professor de magistério superior. Inscrições até 17 de maio.

Universidade Federal do Pará (UFPA)cinco vagas para professor de magistério superior. Inscrições até 05 de junho.

Universidade Federal da Bahia (UFBA)21 vagas para professor de magistério superior. Inscrições até 14 de maio.

Universidade Federal do Ceará (UFC)oito vagas para professor substituto. Inscrições até 21 de maio.

Universidade Federal do Ceará (UFC)oito vagas para professor de magistério superior. Inscrições até 15 de maio.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE): seis vagas para professor substituto. Inscrições até 20 de maio.

Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)duas vagas para professor de magistério superior. Inscrições até 20 de maio.

Fundação Universidade de Brasília (FUB)uma vaga para professor substituto. Inscrições até 11 de maio.

Fundação Universidade de Brasília (FUB)uma vaga para professor substituto. Inscrições até 18 de maio.

Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)12 vagas para técnico-administrativo. Inscrições até 28 de maio.

Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT)uma vaga para professor substituto. Inscrições até 14 de maio.

Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET)dez vagas para professor substituto. Inscrições até 13 de maio.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais (IFNMG)cinco vagas para professor substituto. Inscrições até 11 de maio.

Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)cinco vagas para professor por tempo determinado. Inscrições até 18 de maio.

Universidade Federal de Viçosa (UFV)um vaga para professor de magistério superior. Inscrições até 12 de junho.

Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)cinco vagas para professor de magistério superior. Inscrições até 17 de maio.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)cinco vagas para professor substituto. Inscrições até 18 de maio.

Instituto Federal do Paraná (IFPR)duas vagas para professor substituto. Inscrições até 18 de maio.

Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)seis vagas para professor substituto. Inscrições até 28 de maio.

Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)um vaga para professor de magistério superior. Inscrições até 24 de maio.

Universidade Federal de Ciência da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA)sete vagas para professor substituto. Inscrições até 16 de maio.

Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)15 vagas para professor substituto. Inscrições até 16 de maio.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense (IFC)duas vagas para professor substituto. Inscrições até 14 de maio.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense (IFC): duas vagas para professor substituto. Inscrições até 18 de maio.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense (IFC): duas vagas para professor substituto. Inscrições até 23 de maio.

Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)duas vagas para professor de magistério superior. Inscrições até 11 de maio.

Concurso AGU 2018

Ainda na esfera federal, a Advocacia Geral da União (AGU) teve concurso autorizado, ainda que extraoficialmente, porém, sem data prevista para lançamento.

O aval por parte do Planejamento era esperado para o mês de abril, mas, o pedido segue sob a análise do ministro da Pasta, Esteves Pedro Collagno.

A necessidade de novo certame é grande. O quadro da AGU opera, atualmente, com 4 mil servidores, mas, destes, 1.500 pertencem, efetivamente, ao órgão.

Em fevereiro, foram registradas 12 movimentações no pedido que tramita na Pasta. Caso seja autorizado de forma oficial, o Concurso AGU 2018 deverá ofertar 100 vagas em cargos de nível superior.

As remunerações deverão variar entre R$ 5.044,64 e R$ 6.661,34 com lotação em vários estados o país. A distribuição das oportunidades dependerá do processo de remoção interna que deve ser feito antes do lançamento do edital.




Voltar ao topo

Deixe um comentário