scorecardresearch ghost pixel



Confira os órgãos que pediram vagas ao Ministério do Planejamento

Órgãos da esfera federal precisam enviar solicitação de concurso ao Ministério do Planejamento até o final de maio para que entrem no orçamento.



Concurseiro que se preze acompanha as novidades de certames de todas as esferas, afinal, o que vale é angariar uma vaga no serviço público. Porém, os órgãos federais são aqueles que mais concentram interessados devido às remunerações e prestígio.

Os concursos organizados por estas instituições, incluindo ministérios, fundações e autarquias, têm trâmites diferenciados para realização. Primeiro, o pedido deve ser encaminhado ao Planejamento para que, lá, sejam analisadas prioridades do governo, condições orçamentárias e necessidade de pessoal.

Outro aspecto levado em conta é a questão das despesas e investimentos que a União espera ter em outras áreas. Com exceção das sociedades de economia mista e fundações públicas, que são autônomas na formação de seus quadros, todos os órgãos têm que enviar a solicitação até 31 de maio.

A data foi estabelecida por convenção para que entrem no orçamento anual, habitualmente, feito em setembro. Ao serem protocolados no Planejamento, os pedidos passam por diversos departamentos, tais como as Secretarias de Gestão de Pessoas, Orçamento Federal, Gabinete do Ministro, entre outros.

O prazo para envio é estabelecido, no entanto, a finalização das análises não têm previsão para acontecer. Isso porque diversas especificidades são consideradas.

Ah e, também, cabe ao Planejamento autorizar a convocação de aprovados nos certames. Caso estes ainda estejam em prazo de validade, as autorizações podem ocorrer a qualquer momento, desde que haja disponibilidade orçamentária.

Quando o concurso é autorizado, o edital deve ser publicado em até seis meses a partir da publicação da portaria. Com isso, espera-se que alguns órgãos tenham certame lançado até o final deste ano.

Confira aqueles que têm pedidos em tramitação no Ministério do Planejamento:

Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (IBAMA)

Concurso IBAMA tem pedido de 1.630 vagas para técnico e analista administrativo, além de analista ambiental.

Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM)

Para este, os trâmites estão bem mais adiantados. O pedido já enviado conta com 313 vagas em cargos de níveis médio e superior. A boa notícia é que a solicitação está em análise do Planejamento.

Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT)

A oxigenação do quadro é urgente, por isso, a agência reguladora, que teve seu último pedido rejeitado pela Pasta, enviará nova solicitação. O quantitativo, ainda, não foi revelado.

Agência Nacional de Águas (ANA)

O pedido com 88 vagas do Concurso ANA, de fato, já está sob a análise do Planejamento desde o ano passado. Por isso, não será protocolada outra solicitação. As oportunidades contemplam carreiras de níveis médio e superior.

Ministério do Meio Ambiente (MMA)

A Pasta já informou que enviará pedido com 168 vagas em cargos de níveis médio e superior. O primeiro contemplará a carreira de agente administrativo com 125 vagas. O segundo, analista ambiental com 43 vagas.

Advocacia Geral da União (AGU)

Informações dão conta de que o concurso para provimento de vagas na AGU foi autorizado no ano passado, ainda que extraoficialmente. Entretanto, apesar das expectativas, não houve movimentações quanto ao lançamento do certame.

Receita Federal

A carência de servidores no órgão é gritante e a solicitação para preenchimento de 2.083 para analista e auditor segue sob a análise do Planejamento. Todavia, a própria Receita afirma que não há previsão de certames até o ano que vem.

Biblioteca Nacional

O envio de solicitação para provimento de vagas é anual e, o que se espera, é que a tradição se mantenha neste ano. Entretanto, o órgão não informou que seguirá com o pedido de 132 vagas enviando anteriormente ou se o número será modificado.

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)

Há uma solicitação com 1.800 vagas sob a análise do Planejamento. O certame anterior, realizado em 2015, já está expirado e não tem possibilidade de prorrogação. Por isso, a necessidade de lançar novo edital é urgente.

Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)

Outra instituição cuja carência de vagas é grave! O Instituto pede 10.468 vagas, sendo 7.888 para preenchimento por meio de novo concurso. As demais seriam providas pela convocação de 2.580 aprovados no certame anterior.




Voltar ao topo

Deixe um comentário