scorecardresearch ghost pixel



URGENTE! Concurso PF confirma Cebraspe como banca organizadora!

Dispensa de licitação foi publicada na edição de hoje do Diário Oficial da União (DOU) e edital com 500 vagas é esperado para este mês.



Saiu dispensa de licitação do Cebraspe como banca organizadora do concurso para a Polícia Federal (Concurso PF 2018). O documento foi publicado na edição de hoje (08) do Diário Oficial da União (DOU). Com isso, o edital com 500 vagas é esperado para este mês.

A Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef) já havia adiantado a escolha da empresa como responsável pelo certame. Porém, a confirmação oficial da própria corporação, ainda, não havia sido dada.

Apostila Preparatória Polícia Federal: AGENTE ADMINISTRATIVOESCRIVÃO DE POLÍCIA FEDERAL e COMUM A TODOS OS CARGOS DE NÍVEL SUPERIOR

Segundo informado anteriormente, 16 empresas participaram da disputa pela organização do concurso mais esperado do ano. O processo foi iniciado assim que divulgada a portaria autorizativa.

Mediante a confirmação do Cebraspe, falta apenas a assinatura do contrato entre as duas instituições para que o edital seja publicado. Como isso pode acontecer nos próximos dias, os candidatos devem intensificar seus estudos.

A previsão de lançar o certame, ainda, em junho foi confirmada pelo diretor de Gestão de Pessoas da PF, Delano Bunn, bem como pelo presidente da Fenapef, Luís Boudens. Ademais, o cronograma pode incluir provas ao longo do próximo semestre.

Concurso PF 2018

O Concurso PF 2018 ofertará 500 vagas em cinco carreiras, sendo elas:

  • 30 vagas para papiloscopista policial federal
  • 60 vagas para perito criminal federal
  • 80 vagas para escrivão de Polícia Federal
  • 150 vagas para delegado de Polícia Federal
  • 180 vagas para agente da Polícia Federal

Todas as carreiras exigem formação de nível superior, sendo específicas para delegado e perito. As remunerações iniciais são de R$ 12.441,26 para agente, escrivão e papiloscopista. Peritos e delegados têm direito à iniciais de R$ 23.130,48.

Como mencionado, as provas devem ser realizadas no próximo semestre. Caso o edital seja lançado em junho, os exames devem acontecer em, pelo menos, 60 dias após sua publicação. Ou seja, os concurseiros podem esperar exames para agosto ou setembro.

Provas Concurso PF 2018

Ainda não foi detalhado como a seleção será estrutura. Porém, as provas objetivas e discursivas já foram confirmadas como etapas do concurso. Os participantes poderão passar, ainda, por  teste de aptidão física (TAF), exame médico e avaliação psicológica, além do curso de formação.

Caso o cronograma saia como o esperado, o resultado final do Concurso PF 2018 pode ser divulgado no início do ano que vem. Até fevereiro, os candidatos deverão ter acesso à lista de aprovados. Isso se deve à urgência de reposição do quadro funcional da corporação.

O que vai cair no Concurso PF 2018?

O conteúdo programático aplicado no Concurso PF 2018 deve seguir o ministrado em seleções anteriores. Desse modo, os candidatos devem, conforme o cargo pretendido, responder a questões sobre:

  • Delegado: 

– Direito (Administrativo, Constitucional, Processual Penal, Penal, Civil, Processual Civil, Previdenciário, Internacional Público, Financeiro e Tributário, Empresarial) e Criminologia

  • Papiloscopista: 

– Informática, Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico, Atualidades, Arquivologia, Química, Legislação Especial, Biologia, Física, Noções de Identificação, Estatística, Direito Penal, Processual Penal, Administrativo e Constitucional

  • Escrivão: 

– Noções de Informática, Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico, Atualidades, Noções de Administração, Arquivologia, Legislação Especial, Direito Penal, Processual Penal, Administrativo e Constitucional

  • Perito: 

– Noções de Informática, Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico, Atualidades, Legislação Especial, Direito Penal, Processual Penal, Administrativo e Constitucional, além de Conhecimentos Específicos

  • Agente: 

– Noções de Informática, Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico, Atualidades, Noções de Administração, Contabilidade, Economia, Direito Penal, Processual Penal, Administrativo e Constitucional e Legislação Especial

Veja, aqui, dicas de como passar no Concurso da Polícia Federal.




Voltar ao topo

Deixe um comentário