scorecardresearch ghost pixel



Concurso PF 2018 pode ter edital retificado por recomendação do MPF

Recomendação do Ministério Público Federal pede, entre outras alterações, a informação de que as vagas reservadas para cotistas prevalecerão por todas as etapas do certame.



O edital do concurso da Polícia Federal (Concurso PF 2018) pode ter mais uma retificação, desta vez, por recomendação do Ministério Público Federal (MPF). Entre as notificações do órgão, está referência às vagas reservadas para cotistas.

No ofício enviado ao Cebraspe, banca organizadora da seleção, e à própria corporação, estão alterações relacionadas às vagas para cotas no intuito de prevenir racismo e promover a inclusão de pessoas com deficiência. Confira os tópicos inclusos no documento:

  • informar que as reservas serão válidas para todas as etapas do concurso
  • item 21.11: listas separadas para candidatos negros e com deficiência, além de ordem classificatória aplicada conforme critérios de alternância e proporcionalidade
  • itens 5.5 e 7.4.9.12: reformulação para adaptações consoantes à Convenção Internacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência e Lei Brasileira de Inclusão
  • itens 22.33 e 22.5: reformulação que permita recusa da unidade de lotação e tarefa atribuída na falta de adaptação razoável

As duas entidades têm até dez dias para informar as medidas adotadas para cumprir as recomendações do MPF. Na quarta-feira (25), o Cebraspe divulgou a relação dos candidatos que tiveram pedido de isenção da taxa deferido.

Apostilas preparatórias: Delegado de Polícia FederalAgente de Polícia Federal e Agente Administrativo

Concurso PF 2018

O Concurso PF 2018 é organizado pelo Cebraspe e oferta 500 vagas nas carreiras de delegado (150), perito criminal (60), escrivão (80), agente (180) e papiloscopista (30). As remunerações variam entre R$ 12.441,26 e R$ 23.130,48. Quanto à formação, todas exigem nível superior, sendo específico em Direito para delegado e na área de atuação para perito.

Os candidatos serão selecionados por meio de provas objetivas, discursivas, teste de aptidão física, exame médico, avaliação psicológica, prova prática de digitação (escrivão), prova oral (delegado) e curso de formação.

As provas têm data prevista para 19 de agosto em locais divulgados pela banca organizadora em locais publicados dez dias antes.

O que cai na prova da PF?

De acordo com o edital, as etapas serão estruturadas da seguinte forma:

Quanto aos temas, serão cobrados os seguintes conteúdos nas provas referentes a cada cargo:

  • Agente: Língua Portuguesa, Legislação Especial, Raciocínio Lógico, Estatística, Informática, Noções de Direito (Constitucional, Administrativo, Penal, Processual Penal) e Contabilidade Geral
  • Escrivão: Língua Portuguesa, Legislação Especial, Raciocínio Lógico, Estatística, Informática, Noções de Direito (Constitucional, Administrativo, Penal, Processual Penal), Arquivologia e Contabilidade Geral
  • Delegado: Direito (Constitucional, Administrativo, Penal, Processual Penal, Civil, Processual Civil, Previdenciário, Tributário, Financeiro) e Criminologia
  • Perito: Língua Portuguesa, Legislação Especial, Raciocínio Lógico, Estatística, Informática, Noções de Direito (Constitucional, Administrativo, Penal, Processual Penal) e Conhecimentos Específicos
  • Papiloscopista: Língua Portuguesa, Legislação Especial, Raciocínio Lógico, Estatística, Informática, Noções de Direito (Constitucional, Administrativo, Penal, Processual Penal), Biologia, Física, Arquivologia, Química.

Carreira Nível Médio PF

Enquanto aguardava pela autorização do Concurso PF 2018, a corporação esperava, também, pela aprovação da proposta para criação de nova carreira: a de policial nível médio!

O projeto foi enviado no início do ano e já recebeu parecer positivo por parte do presidente da República, Michel Temer. Mas, ainda precisa passar pelo Ministério da Segurança Pública, além do Palácio do Planalto e Congresso Nacional.

A carreira de policial nível médio da Polícia Federal será destinada à execução das atividades de menor complexidade, como patrulhamento e segurança de patrimônio, além de vigilância de presos. A aprovação desafogaria os servidores de nível superior que, atualmente, executam tais funções.

Com isso, estes poderiam dedicar-se às investigações de crimes federais. Outra vantagem seria a especialização do órgão devido ao lançamento de concursos específicos para determinadas áreas, como saúde e falsificação de medicamentos.




Voltar ao topo

Deixe um comentário