scorecardresearch ghost pixel



Concurso DNIT: Pedido com 367 sob análise do Planejamento

Solicitação encaminhada pelo departamento inclui cargos de níveis médio e superior com remunerações iniciais que podem chegar a R$ 10 mil.



Estamos a dois meses do final do ano e os concurseiros seguem na expectativa de como será 2019 para o lançamento de editais. Órgãos das esferas federais, estaduais e municipais têm editais previstos com vagas contemplando todos os níveis de escolaridade, muito em parte para sanar graves quadros de carência funcional.

Uma das organizações que devem abrir concurso público no próximo ano é o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Concurso DNIT). A entidade tem pedido encaminhado ao Ministério do Planejamento com 397 vagas para níveis médio e superior.

A solicitação encontra-se sob a análise da Divisão de Concursos Públicos desde junho de 2017. O que estimula a expectativa pela autorização é o Projeto de Lei 4.253 que tramita pela Câmara dos Deputados. O texto cria vagas na área de apoio do DNIT e seu provimento seria por meio de concurso público.

Déficit de servidores

Relatório publicado em setembro de 2015 dá conta de que o DNIT sofria, ainda naquela época, carência de 1.355 servidores. O montante inclui carreiras de níveis médio e superior nas áreas administrativa e infraestrutura de transportes.

O órgão chegou a encaminhar pedido de concurso com 1.386 vagas em 2016, porém teve o mesmo negado. Na tentativa de facilitar a autorização, o departamento solicitou número inferior de postos, 367, incluindo:

  • 18 para técnico administrativo
  • 114 para analista em infraestrutura de transporte
  • 116 para analista administrativo
  • 119 para técnico em infraestrutura de transporte

Além das tramitações junto ao Planejamento e o projeto de lei citado, outro fator favorece a autorização do Concurso DNIT 2019. O Tribunal de Contas da União (TCU) já mencionou a falta de pessoal no órgão em relatório, denunciando a insuficiência de mão de obra no setor hidroviário. O DNIT, então respondeu ao documento alegando problemas no quado funcional em todas as suas áreas.

O que cai no Concurso DNIT?

Diante da possibilidade de um novo concurso público, candidatos interessados em ingressar no DNIT podem preparar seus estudos através de editais anteriores. Na seleção de 2012, cuja oferta foi de 1.200 vagas, os candidatos foram avaliados por meio de provas objetivas e discursivas.

Nelas, precisaram demonstrar suas habilidades em conhecimentos gerais e específicos, mais especificamente nas seguintes disciplinas:

  • Raciocínio Lógico-Quantitativo
  • Língua Portuguesa
  • Direito – Administrativo, Financeiro, Constitucional
  • Conhecimentos da Economia Brasileira Contemporânea
  • Conhecimentos básicos de Administração Orçamentária e Financeira

Informações completas sobre o conteúdo programático e estilo das provas podem ser verificadas no edital: EDITAL CONCURSO DNIT – 2012




Voltar ao topo

Deixe um comentário