scorecardresearch ghost pixel



Concurso Anvisa: Pedido de vagas enviado ao Planejamento

Órgão prevê aposentadoria de 430 servidores além daqueles que estão próximos de completar os pré-requisitos. Pedido pede vagas para níveis médio e superior.



Agências reguladoras são órgãos criados com a finalidade de regular ou fiscalizar a atividade de setores determinados da economia, como energia elétrica e saúde. O ingresso nessas organizações é feito preferencialmente por concurso público.

Atualmente, agências de diversas áreas têm pedidos de vagas protocolados junto ao Ministério do Planejamento. Uma delas é a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa. Com 430 servidores já cumprindo condições de aposentadoria, o órgão prevê que mais 463 se juntem a esse montante nos próximos meses.

Concurso Anvisa já tem solicitação encaminhada ao Planejamento contendo vagas para cargos de níveis médio e superior. De fato, existe pedido de vagas em andamento junto à Pasta desde o ano passado, ainda sob análise.

Concurso Anvisa

Segundo a Anvisa, existem 79 cargos já vagos em seu quadro funcional. A mão de obra faltante consta nas carreiras de técnico administrativo (42) e em regulação e vigilância sanitária (dois); especialista em regulação (28) e analista administrativo (sete).

Porém, a agência dá conta de 430 servidores inseridos nas condições exigidas para aposentadorias. O problema é que, além deles, outros 463 estão próximos de chegar a esse ponto, o que aumentaria substancialmente a vacância de profissionais.

Em novembro de 2017, portaria publicada autorizou o provimento de 78 postos mediante a convocação de aprovados no concurso do ano anterior. Mesmo assim, a quantidade seria insuficiente para aliviar a carência que está por vir.

Ainda não há previsões confirmadas para publicação de edital, mas caso o certame seja autorizado, as remunerações iniciais variarão entre R$ 6.002,14 e R$ 13.593,69. Contudo, os servidores da Anvisa são anualmente submetidos a avaliações de desempenho. Com isso, os vencimentos tornam-se passíveis de reajustes até alcançar o topo de carreira.

Caso seja autorizado, o Concurso Anvisa avaliará seus candidatos por meio de provas objetivas e discursivas abordando conhecimentos gerais e específicos.

Apostila ou Curso ANVISA baseado no edital Nº 1 de 2016: TÉCNICO ADMINISTRATIVO

Últimos concursos

A Anvisa realizou dois concursos nos últimos cinco anos. O primeiro deles foi lançado em 2013, sob a organização da Cetro Concursos. Foram disponibilizadas 314 vagas nos cargos de Especialista em Regulação e Vigilância Sanitária (157 vagas), Analista Administrativo (29 vagas), Técnico em Regulação e Vigilância Sanitária (100 vagas) e Técnico Administrativo (28 vagas).

Em 2016, oram oferecidas 78 vagas para servidores Técnico Administrativos. Nas duas seleções, a lotação dos aprovados deu-se na sede da agência, em Brasília (DF). Além da escolaridade, foi exigido o cumprimento de outros requisitos, tais como idade mínima de 18 anos e quitação das obrigações militares e eleitorais.

As informações detalhadas sobre cada certame podem ser visualizadas aqui.

O que cai no Concurso Anvisa?

Ainda não há confirmações sobre o lançamento do edital do Concurso Anvisa, mas os concurseiros podem adiantar seus estudos por meio das seleções anteriores. Nelas, os candidatos foram submetidos a provas objetivas e discursivas abordando o seguinte conteúdo:

  • Língua Portuguesa
  • Noções de Informática
  • Raciocínio Lógico
  • Ética no Serviço Público
  • Atualidades
  • Noções de Administração
  • Noções de Direito Constitucional e Administrativo
  • Legislações Específicas

Apostila ou Curso ANVISA baseado no edital Nº 1 de 2016: TÉCNICO ADMINISTRATIVO




Voltar ao topo

Deixe um comentário