O Ministério da Saúde anunciou que vai prorrogar as inscrições da seleção para profissionais do programa Mais Médicos. O anúncio foi feito pelo ministro da Saúde, Gilberto Occhi, durante passagem por Petrolina – PE nesta quinta-feira, 22.
Por meio de nota Pasta justificou que o adiamento das inscrições foi necessário por conta da alta procura por parte dos profissionais e também em função dos “ataques cibernéticos” ao sistema de inscrição.
“Apesar dos ataques, não houve invasão, mas isso acaba tornando o sistema mais lento. Por isso, estamos estudando nova data de efetivação das inscrições”, declarou o ministro.
O principal ataque aconteceu no momento de abertura das inscrições, quando foram registrados mais 1 milhão de acessos simultâneo. Este número representa mais que o dobro de médicos ativos no Brasil.
De acordo com o Ministério da Saúde este não foi o único. Ainda de acordo com a nota emitida pela Pasta, Desde ontem, a quantidade de acessos se mantém alta, como tentativa de derrubar o site”.
“O departamento de Informática do SUS identificou a maior parcela dos robôs e máquinas programadas que estão promovendo os ataques ao site do Mais Médicos. Na manhã desta quinta-feira, a equipe de segurança do sistema atuou isolando e protegendo a rede desses ataques”, completou o ministério.
A Pasta informou que até as 17h de ontem, segundo de inscrições, mais de 11 mil médicos com CRM ativo se inscreveram na seleção. Destes, 5.212 tiveram a inscrição efetivada e 3.648 escolheram o município de atuação.
O período de inscrições se encerraria no próximo domingo, 25. Agora, com a prorrogação, os interessados em participar da seleção têm até o dia 07 de dezembro. A data de apresentação dos médicos nos municípios também sofreu alterações.
A partir de hoje, 23, até o dia 14 de dezembro, os médicos já inscritos e alocados poderão entregar a documentação exigida no município de atuação e dar início às atividades.
Aqueles que ainda não se escreveram devem efetivar a solicitação por meio site do programa Mais Médicos.
Edital Mais Médicos
O documento com as regras para a seleção do programa Mais Médicos foi publicado nesta terça-feira, 20. Ao todo, são 8.517 vagas em todo o Brasil. As oportunidades estão divididas entre 2.824 municípios e 34 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI). Antes, tais postos eram ocupadas por médicos do acordo de cooperação feito com Cuba.
Médicos brasileiros, formados no Brasil, e com registro profissional emitido pelo Conselho Regional de Medicina (CRM) continuam tendo prioridade na seleção. Os aprovados terão direito a bolsa-formação no valor de R$ 11.865,60. Deste valor, R$ 621,04 será destinado à aposentadoria.
Os médicos deverão cumprir jornada de 40 horas semanais, sendo 32 horas de atividades nas unidades básicas de saúde e oito horas em atividades acadêmicas teóricas.
As contratações serão feita por tempo determinado, pelo prazo máximo de três anos. A única possibilidade de prorrogação do contrato é na hipótese prevista na Portaria Interministerial nº 1.369/MS/MEC, de 8 de julho de 2013.
A seleção dos profissionais ocorrerá por meio de análise curricular, onde serão levados em consideração itens como titulação e experiência profissional dos médicos.
Todas as regras do processo seletivo podem ser acessadas no Edital Mais Médicos 2018.