scorecardresearch ghost pixel



Concurso PM PI 2019: Comandante confirma novo edital

Apesar de ter sido confirmado pelo comandante da Polícia Militar, anúncio oficial será feito pelo governador reeleito, Wellington Dias.



A Polícia Militar do Piauí (PM PI) terá novo concurso público em 2019. A informação foi confirmada pelo comandante da corporação, coronel Lindomar Castilho. O anúncio foi feito durante entrevista ao quadro Jogo do Poder, do programa Agora, da Rede Meio Norte.

Segundo o Coronel, o governador reeleito, Wellington Dias, anunciará o certame logo após a posse dos novos secretários e da aprovação da reforma administrativa do estado pela Assembleia Legislativa.

Lindomar Castilho adiantou também que, não serão convocados mais excedentes da seleção realizada em 2017. “Já chamamos 80 classificados e serão somente esses”, afirmou o coronel. Sendo assim, um novo concurso será realizado para compor o quadro da PM PI.

O comandante da corporação também afirmou que, para reforçar a Segurança do Piauí, cerca de 500 policiais vão deixar órgãos da administração estadual e vão para as ruas.

“Nós tivemos uma audiência pública no TCE muito proveitosa, imaginamos que no começo do ano de 2019 teremos um acréscimo desse pessoal retornando para os quartéis. Hoje nós temos 765 policiais nos órgãos, a ideia é ficar pouco mais de 250, a conversa está bem adiantada, cada chefe de poder entendeu exatamente essa necessidade e nós estamos confiantes”, disse o coronel.

A minuta com a proposta para remanejamento dos policiais será recebida pelo governo na próxima semana. Se acatada, os policiais da ativa voltarão para as ruas e militares da reserva que ainda tenham condições de trabalhar assumirão os postos administrativos.

Tal iniciativa partiu do Tribunal de Contas do Estado (TCE), que realizou audiência para tratar da necessidade de aumentar o quantitativo de policiais nas ruas.

Concurso PM PI 2019

De acordo com o último concurso PM PI, cujo edital foi lançado em 2017, os concorrentes são avaliados por meio de  prova escrita objetiva, exames de saúde, teste de aptidão física, teste psicológico e investigação social.

A prova objetiva, que compõem a primeira etapa, foi constituída por 60 questões, a respeito do conteúdo programático relacionado abaixo.

Conhecimentos Gerais

  • Matemática;
  • Língua Portuguesa;
  • Noções de Informática;
  • Conhecimentos Gerais;

Conhecimentos Específicos 

  • Noções de Direito;
  • Legislação da PM PI.

Na época, foram ofertadas 400 vagas, sendo que 10% do quantitativo total foi destinado a candidatas do sexo feminino. A realização do certame ficou a cargo do Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos da Universidade Estadual do Piauí (Nucepe).

Para investidura na carreira é necessário comprovar conclusão do ensino médio, ter idade entre 18 e 30 anos durante o período de inscrições, além de ter altura mínima de 1,55m (mulheres) e 1,60m (homens) e portar Carteira Nacional de Habilitação (CNH), categoria mínima AB.

Os aprovados adentram na corporação com remuneração inicial de R$ 3.100,00, ao término do Curso de Formação.

As oportunidades do último concurso foram distribuídas entre os municípios de Uruçuí, São Raimundo Nonato, Piripiri, Floriano, Picos, Parnaíba, Corrente, Bom Jesus, Avelino Lopes e Oeiras.

Todos os detalhes estão disponíveis pelo Edital concurso PM PI 2017.

edital-concurso-pm-pi-2017




Voltar ao topo

Deixe um comentário