5 dicas de como aumentar seu score e conseguir crédito

Explicamos o que é o score e listamos cinco dicas que farão a pontuação do consumidor subir, aumentando as chances de conseguir aprovação de crédito. Confira!

O score de crédito é uma pontuação utilizada por órgãos de proteção ao crédito, como o Serasa e SPC, para classificar os consumidores de acordo com seu histórico de compras e pagamentos. Dessa forma, uma pontuação é estabelecida como meio de oferecer um grau de confiança para a concessão de crédito, de acordo com o pagamento das contas.

Asim, caso a pontuação do consumidor seja considerada baixa, é provável que o pedido de empréstimo ou a solicitação de um cartão de crédito não seja aprovado pela análise de crédito realizada pelo banco. Para isso, é necessário conseguir subir a pontuação no score.

Desse modo, muitas pessoas se perguntam sobre como conseguir aumentar o score para ter acesso aos serviços de crédito oferecido pelos bancos e financeiras, e também para empréstimos. Explicaremos como funciona o score e daremos cinco dicas para aumentar sua pontuação. Confira!

Sobre a Análise de Crédito

O score não é o único motivo para que a solicitação de um serviço financeiro seja negado. Os bancos e financeiras utilizam diversos meios e ferramentas para a realização da análise de crédito. Algumas das avalizações são:

  • Documentação do solicitante do crédito;
  • Análise em órgãos de Proteção ao Crédito (informações financeiras e score);
  • Histórico de relacionamento com bancos e financeiras (para verificar quitação de dívidas anteriores);
  • Avaliação do cartão ou empréstimo que está sendo solicitado (deve se adequar ao perfil do cliente).

Para aumentar as chances de conseguir passar na análise de crédito, é recomendado que o consumidor informe corretamente seus dados e utilize o crédito de maneira consciente. Além disso, também é preciso que as contas sejam quitadas em dia e que a solicitação de crédito se encaixe no seu perfil de consumo.

Geração do Score

A nota do consumidor pode variar entre 0 e 1.000 pontos, mostrando a credibilidade do indivíduo nos níveis:

  • 0-200: Risco Muito Alto de Inadimplência;
  • 201-400: Risco Alto Inadimplência;
  • 401-700: Risco Médio de Inadimplência;
  • 701-900: Risco Baixo de Inadimplência;
  • 901-1000: Risco Muito Baixo de Inadimplência.

Algumas das medidas que são adotadas para a geração do score do consumidor são:

  • Contas atrasadas;
  • Contas pagas em dia;
  • Pedidos de créditos;
  • Situação do CPF (negativado ou não);
  • Relações com bancos e financeiras.

O que pode baixar o score do consumidor:

  • Pagamentos de contas em atraso;
  • Solicitação de aumento exagerado de limite;
  • Solicitação de crédito de modo descontrolado;
  • Solicitação de diversos empréstimos;
  • Ausência de contas no nome do solicitante.

5 Dicas Para Aumentar o Score

Possuir contas em seu nome

O crédito pode ser negado mesmo que o consumidor não esteja com o CPF negativado e possua boa conduta financeira. Isso pode ocorrer devido ao cidadão não ser reconhecido como consumidor por não ter contas em seu nome.

Dessa forma, assim que o banco for avaliar o histórico de consumo do solicitante ele não encontrará informações sobre o consumo, já que as contas estão no nome de outra pessoa. Além disso, a formação do score também será prejudicada caso essa seja a situação.

Contas bancárias e algumas contas comuns, como água e energia, podem auxiliar a formação de score do consumidor e também aumentar a confiabilidade no indivíduo, desde que as contas sejam pagas dentro do prazo de vencimento.

Pagar as contas em dia

Uma das principais medidas para conseguir aumentar o score é a realização do pagamento das contas dentro do prazo de vencimento. É necessário evitar atrasar as contas para que o score seja maior. Assim, é recomendado o pagamento antecipado ou, no máximo, na data de vencimento para possuir uma boa pontuação.

Cadastro Positivo

O Cadastro Positivo é um banco de dados que possui todas as informações sobre o pagamento das dívidas do consumidor, informando para o comércio apenas informações sobre os modos de pagamento, não sobre os produtos adquiridos.

Algumas das empresas que oferecem o Cadastro Positivo são o Serasa e o Nubank. Todas as contas pagas serão cadastradas no banco de dados, mostrando o quão bom pagador o consumidor é e, consequentemente, ajudando a pontuação a subir.

Evitar solicitar crédito constantemente

A solicitação constante de crédito pode gerar uma alerta para os bancos e financeiras, visto que essa ação pode transmitir a ideia de desespero financeiro ou até mesmo uma tentativa de golpe devido ao roubo das informações pessoais.

Assim, pedir diversos cartões ao mesmo tempo, empréstimos consecutivos mesmo com a solicitação aprovada, aumento do limite ou até mesmo todas as ações de uma vez, faz com que a percepção do mercado financeiro sobre o cliente não seja boa.

Dessa forma, a pontuação pode ficar baixo por algum tempo devido as constantes solicitações. O indicado é que o consumidor aguarde no mínimo 6 meses para uma nova solicitação caso o pedido seja negado.

Negociação de dívidas

Caso o consumidor já possua dívidas, uma boa saída é tentar negociar os valores e condições de pagamento com o credor. A solicitação de crédito geralmente só é aprovada caso o solicitante não possua dívidas no mercado.

A negociação de dívidas pode fazer com que a taxa de juros seja diminuída e que o valor da dívida abaixe consideravelmente. Assim, é necessário que o indivíduo possua consciência do valor da dívida e de qual preço consegue pagar mensalmente para a quitação, visto que o não pagamento da renegociação pode abaixar ainda mais o score.

Entretanto, caso não seja possível realizar a negociação do valor da dívida, é possível que o consumidor contrate empréstimos para a quitação da dívida como meio para limpar o nome e, consequentemente, aumentar o score.

Dicas Extras

Outras dicas simples que podem alterar consideravelmente a situação do consumidor e seu score são:

  • Histórico de consulta: É possível solicitar uma “limpeza de histórico” em órgãos de proteção de crédito, excluindo a procura das financeiras em seu nome durante uma análise de crédito;
  • Nome limpo: Não ter o nome negativado aumenta as chances de conseguir o crédito e também o score;
  • Escolher o empréstimo e cartão certos: Fazer pesquisas sobre empréstimos e cartões de crédito que se encaixa no seu modo de consumo e em suas condições de pagamento evita que os pedidos sejam negados e que o score abaixe.

Aumento do Score

O aumento do score do consumidor ocorre de forma gradual, de acordo com o seus hábitos de compra e pagamento em um determinado prazo. Assim, realizar o pagamento das contas em dia durante apenas um mês não resultará no aumento instantâneo do score.

Para isso, é necessário que o cidadão organize sua vida financeira para realizar seus pagamentos em dia frequentemente e não ficar com dívidas que fazem com que o score diminua. Seguindo as dicas dadas, é garantido que seu score aumente com o tempo!

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