scorecardresearch ghost pixel



Concurso Agente Penitenciário: Edital autorizado terá 600 vagas!

Governo de Santa Catarina, em breve, publicará novo edital de concurso público para o cargo de agente penitenciário. Iniciais a partir de R$ 2,8 mil!



A Segurança Pública catarinense, em breve, ganhará reforços. Além do concurso para a Polícia Militar de Santa Catarina (PM SC), cujo edital é iminente, o governador Carlos Moisés anunciou novo certame para agente penitenciário. Prevista para os próximos dias, a seleção trará, nada menos, que 600 vagas!

Segundo informações do governo, a contratação de novos agentes viabilizará a abertura de unidades prisionais já construídas, além da ampliação de equipes de plantão. Todas essas ações resultarão no reforço no sistema prisional do estado.

O anúncio do certame foi feito pelo líder do executivo última segunda-feira, 20, depois de audiência com representantes do Grupo de Monitoramento e Fiscalização (GMF) do Sistema Prisional do Tribunal de Justiça (TJ SC). De acordo com a Administração Estadual, a ação vai de encontro ao plano de segurança pública, que tem possibilitado a queda dos índices de criminalidade.

“Esse anúncio de mais 600 vagas para agentes do sistema prisional catarinense supre a demanda para ativação de novas alas, novas unidades prisionais e também futuras unidades que serão construídas. Esses agentes vêm para que a gente possa atuar nas unidades de forma adequada com segurança para os agentes e também garantir um tratamento adequado aos internos do sistema prisional”, disse o governador.

Segundo o secretário de Justiça e Cidadania, Leandro Lima, o certame é aguardado pela basta há bastante tempo. “Essa medida vai proporcionar a abertura de novas vagas no sistema prisional, colocar em operação as vagas já existentes e otimizar outras vagas no sistema prisional, dando mais segurança para a sociedade catarinense”, frisou.

Concurso Agente Penitenciário SC 2019

Ainda de acordo com o governo catarinense, depois da publicação do edital do certame será possível determinar o cronograma com a previsão do início das atividades dos novos agentes.

O concurso Agente Penitenciário SC 2019 está autorizado desde o ano passado. A expectativa era que o mesmo fosse lançado em janeiro deste ano. Entretanto, na época ainda precisava ter seu orçamento avaliado pela atual gestão estadual.

Em julho de 2018, o ex-governador Pinho Moreira decretou situação de emergência no sistema prisional de Santa Catarina. Uma das ações apresentadas foi o aval para a realização de novo concurso público.

Na ocasião, a estimativa era de contratar pouco mais de 800 novos agentes. Diante do quantitativo anunciado, 600 vagas, é possível que o certame convoque excedentes durante o prazo de validade da seleção.

Último concurso

O último certame com vagas para carreiras de agente data de 2013. Naquele ano foram abertas 302 vagas para agentes penitenciário e socioeducativo. A escolaridade mínima exigida para investidura na carreira é ensino superior completo.

O processo de avaliação dos inscritos constou de provas objetiva e física. A primeira constou de 70 questões de múltipla escolha. Os itens foram distribuídos entre disciplinas de conhecimentos básicos e específicos. Aprovados tiveram vencimento inicial de R$ 2.800,00, incluindo hora extra e adicional noturno.




Voltar ao topo

Deixe um comentário