scorecardresearch ghost pixel



Saiba como conseguir de volta parte do valor gasto em compras

Com o cashback, o cliente pode conseguir de volta parte do valor gasto em compras. O benefício é ofertado em dinheiro, depositado diretamente na conta.



O cashback é um programa de recompensas que visa devolver ao consumidor uma parte do valor gasto em uma compra realizada. Essa já é uma modalidade de recompensas basante usual nos Estados Unidos, porém está em fase inicial de expansão no Brasil desde a última década.

A Apple lançou recentemente um cartão de crédito sem anuidade, que possui o cashback como programa de recompensa, chamado de Daily Cash. Assim, todas as compras realizadas via Apple Pay devolvem 2% do valor gasto para o cliente. Caso as compras ocorram diretamente nos canais de venda da marca, o valor ressarcido sobe para 3%. Entretanto, o serviço disponibilizado pela Apple ainda não chegou ao Brasil.

Ter cashback não significa que o cliente terá um desconto. A principal diferença entre essa opção de recompensa para os programas de milhagens é que o benefício é ofertado em dinheiro. Assim, a quantia devolvida cai diretamente na conta corrente do cliente, não como forma de pontuação. Além disso, o dinheiro não possui data de validade, ao contrário dos programas de milhas.

Opções de cashback no Brasil

A modalidade do cashback começou a se popularizar no país com a empresa Méliuz. Com ela, as lojas pagam para anunciar seus produtos e serviços no aplicativo da Méliuz, enquanto a startup devolve uma parcela desse valor ao cliente que realizar compras. Assim que o consumidor acumular o valor mínimo de R$ 20, o cashback já poderá ser transferido para a conta corrente do usuário.

Além da Méliuz, há também a opção do Beblue e do Poup. Ambos possuem seu foco em oferecer visibilidade as marcas anunciantes e o cashback para seus consumidores. Entretanto, diversos bancos e financeiras vêm investindo na modalidade, de forma semelhante a Apple.

Assim, um dos primeiros cartões de crédito no Brasil que investiu no cashback foi o disponibilizado pela Trigg. Com ele, a quantia devolvida depende do valor da fatura mensal. Caso o cliente gaste até R$ 5 mil, o cashback é referente a 1%. A partir disso, a porcentagem sobe pra 1,3%.

O Banco Original possui formato semelhante ao Trigg, retornando entre 0,15% até 1,5% dos gastos de seus clientes. Já o Next, pertencente ao Bradesco, divulgou uma parceria com a Getmore que ressarce até 25% do valor gasto em compras específicas.

O cashback também está presente em outras operações financeiras além do crédito. Um exemplo é a fintech Picpay, que opera com transferências e retorna parte do valor transferido para o consumidor.

Veja também: Mercado Livre lança cartão de crédito sem anuidade e com cashback.

Cashback no Nubank

O Nubank oferece um programa de recompensas para seus clientes, o Rewards. Com ele, os pontos acumulados não possuem data de expiração. Esse fato o difere dos programas tradicionais de milhas e faz com que seja confundido com o cashback.

Entretanto, o Rewards possui importantes diferenças com a prática do cashback. Entre elas, o consumidor deve pagar uma taxa para participar do programa de recompensas. Nele, as compras serão revertidos em pontos, que poderão “apagar” alguns valores que constam na fatura de compras em lojas parceiras.

Dessa forma, cada real gasto com compras no cartão no Nubank equivalem a um ponto do Rewards, e não em dinheiro, como no caso do cashback. Ao analisar o programa por esse ponto, ele se torna mais parecido com as tradicionais milhas do que com o cashback.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário