scorecardresearch ghost pixel



Fintech disponibiliza crédito consignado pelo WhatsApp

Funcionários CLT de empresas poderão realizar simulações e contratação de empréstimo pelo aplicativo de mensagens.



Uma nova forma de conceder de crédito pode ter surgido. A fintech Paketá Crédito utilizou do aplicativo de comunicação instantânea Whatsapp, para realizar a concessão de crédito consignado privado aliado à educação financeira, destinado aos funcionários CLT de empresas. Utilizando o aplicativo de mensagens, os colaboradores das empresas conveniadas à fintech poderão simular e contratar crédito, como também solicitar informações.

Para a nova funcionalidade, será disposto um robô de atendimento, que ficará responsável por guiar o ciente durante sua interação. Ao longo do desempenho do serviço, a Paketá Crédito visa a inclusão de um recurso de voz, de modo a permitir às pessoas interagir com o robô de atendimento por meio de mensagens de voz.

Ao solicitar o crédito, o pedido será liberado em até 24 horas, de forma on-line. O crédito é descontado direto da folha de pagamento do funcionário. Contudo, o valor das parcelas fixas não ultrapassa 30% do salário líquido, de modo que não haja interferência na renda mensal do trabalhador. É estipulado um prazo de 60 meses para que o cliente efetive o pagamento do débito.

Esta, é uma alternativa que traz praticidade no momento da contratação, além das taxas de juros atrativas. “Entre as modalidades de crédito, o consignado privado é interessante porque oferece taxas de juros mais atrativas do que o cheque especial e o cartão de crédito e empréstimo pessoal”, explica Fabian Valverde, sócio da Paketá Crédito.

Para se ter um parâmetro, as taxas de juros vão, em média de 1,5% a 4,5% ao mês, em vista do cheque especial e o rotativo do cartão de crédito, que trazem taxas mensais que podem chegar a mais de 24% e 16%, respectivamente.  “Como o valor das prestações é descontado no contracheque dos funcionários CLT, essa modalidade oferece menos risco à instituição que financia o empréstimo e, por consequência, os juros ao consumidor são menores”, frisa Valverde.

Há um investimento com mais de R$ 100 milhões em capital para ser emprestado por parte da fintech. Assim, a expectativa é que R$ 1 bilhão seja emprestado nos próximos cinco anos.

Crédito com educação financeira

Além do crédito, a Paketá se destaca por oferecer conteúdo interativo acerca de educação financeira, com temáticas referentes a planejamento financeiro, que trazem questões de como poupar, investir e consumir de maneira responsável.

“Oferecemos conteúdo personalizado, de acordo com o perfil e momento da vida financeira de cada funcionário”, explica Valverde. O executivo ressalta que nos próximos meses a Paketá fará parcerias com empresas de investimento para permitir a realização de aplicações pelo próprio aplicativo.




Voltar ao topo

Deixe um comentário