Uma nova modalidade de crédito tem se tornado cada vez mais presente dentro do mercado financeiro. O empréstimo P2P (peer to peer), é um modelo de empréstimo no qual investidores ofertam recursos para os empreendedores que estejam precisando do dinheiro.
Com o intuito de facilitar essa transação, a Mutual é uma fintech que conecta o investidor e o empreendedor, diminuindo a burocracia comumente presente na oferta de créditos. Com isso, o empreendedor arcará com menos juros e não necessitará de um banco para realizar essa intermediação.
A finalidade da Mutual é fazer com que o empréstimo online passe a ser uma opção viável para quem queira fugir dos altos juros cobrados no mercado em outras modalidades de crédito, como carões e cheque especial. Sendo assim, a fintech quer atingir também a parcela da população que é autônomo e que não possua um CNPJ.
Custos reduzidos no empréstimo P2P
De acordo com o CEO da Mutual, Leonardo Rebitte, diversas pessoas desempregadas estão em busca de crédito para abrir seu próprio negócio e fugir da atual situação de desemprego no país. A fintech já intermediou mais de 7 mil empréstimos até hoje, os quais somam mais de R$ 10 milhões. Para Rebitte, é preciso que o empreendedor dique atento às melhores alternativas de crédito que se ajustem ao seu orçamento.
Por meio do aplicativo da Mutal, os consumidores poderão conseguir um crédito com menor custo, caso comparado aos empréstimos ofertados pelos bancos tradicionais. Com isso, ao contratar um crédito pessoal por meio do aplicativo, as taxas de juros cobradas podem ser até três pontos percentuais menores. Entretanto, esse valor será estabelecido de acordo com a análise de risco realizada pela fintech.
As menores taxas cobradas pela Mutual são possíveis devido a ausência de uma estrutura física grande como dos bancos tradicionais. Com isso, as taxas mais baixas são ofertadas por meio de um processo customizado de análise de crédito. Com isso, os consumidores considerados como “bons pagadores” são privilegiados. Sendo assim, quanto maior o score ou nota de crédito do fornecedor do empréstimo, menor será a taxa de juros cobrada.
Veja também: Empréstimo pelo Whatsapp? Fintech investe em nova concessão de crédito!
Sobre a Mutual
A Mutual é uma fintech em operação no mercado financeiro brasileiro desde 2018. Criada com o intuito de revolucionar a oferta de empréstimo entre consumidores, a Mutual trabalha conectando quem precisa de dinheiro com quem pretende lucrar ao investir em diferentes segmentos.
O modelo de crédito ofertado pela Mutual é o peer to peer lending, conhecido como empréstimo P2P ou crédito P2P. A modalidade é concedida por meio de sua plataforma digital. Com ela, qualquer um pode emprestar dinheiro para outra. Além disso, a Mutual permite que investidores com perfil menos conservador invistam em diversos segmentos, obtendo retornos superiores ao CDI.