scorecardresearch ghost pixel



Novo concurso Banco do Brasil pode ser realizado em breve

Ministro do STF julga necessidade de um nova seleção para o BB, após servidores de nível médio estarem em desvio de função em atividades de nível superior.



Ótima notícia para os concurseiros! O ministro Marco Aurélio, do Supremo Tribunal Federal (STF) manteve a decisão do Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região (TRT -10) sobre a necessidade de um novo concurso Banco do Brasil para cargos de nível superior.

Isso significa que a seleção para o BB pode estar próxima. Na decisão, o ministro Marco Aurélio julgou inviável, ou seja, negou seguimento a Reclamação (RCL) 32298 em que o banco pedia a cassação da decisão do TRT-10.

A decisão do TRT-10 se deu em Ação Pública (ACP) ajuizada pelo Ministério do Trabalho (MPT) contra o desvio de escriturários de nível médio para atuação em funções de grau superior.

Dessa forma, por contrariedade à regra geral do concurso, a corte determinou que o Banco do Brasil nomeie empregados para as atividades de nível superior por meio de aprovação em concurso público específico para a respectiva função.

Último concurso do Banco do Brasil aconteceu em 2018

A última seleção do BB saiu em 2018 com 60 vagas para escriturário, cargo de nível médio. Contudo, as vagas não corresponderam à necessidade do banco, assim como o programa de estudos divulgados não estiveram de acordo com os modelos de concursos anteriores. O que caracterizou, para muitos candidatos, um desvio de função.

Na seleção de 2018 foram cobradas 25 questões de Informática e somente cinco de Conhecimentos Bancários. Por isso, os candidatos questionaram se as vagas oferecidas para escriturário seriam destinadas realmente para a área de Atendimento ou para Tecnologia da Informação, cuja atuação deve ser realizada por profissionais de nível superior.

A seleção foi homologada em julho de 2018, com validade de apenas um ano, podendo ser prorrogada até julho de 2020. Dessa forma, o banco pode abrir um novo certame em breve, sendo que ainda enfrenta déficit de mais de 10 mil escriturários na área de Atendimento, segundo a Contraf-CUT.

O concurso de 2018 foi organizado pela banca Cesgranrio. As provas foram compostas de 70 questões de múltipla escolha, sendo 20 questões de Conhecimentos Básicos e 50 de Conhecimentos Específicos.

Veja abaixo o conteúdo programático do último concurso Banco do Brasil:

Conhecimentos Básicos

  • Língua Portuguesa: 5 questões (1 ponto cada)
  • Língua Inglesa: 5 questões (1 ponto cada)
  • Matemática: 5 questões (2 pontos cada)
  • Atualidades do Mercado Financeiro: 5 questões (1 ponto cada)

Conhecimentos Específicos

  • Probabilidade e Estatística: 20 questões (1,5 ponto cada)
  • Conhecimentos Bancários: 5 questões (1,5 ponto cada)
  • Conhecimentos de Informática: 25 questões (1,5 ponto cada)

Veja também: Dados de 70 milhões de brasileiros vazam em site do Detran




Voltar ao topo

Deixe um comentário