scorecardresearch ghost pixel



NuConta vale mais a pena que Poupança? Confira o comparativo!

Ainda muito utilizada pelos brasileiros que possuem um dinheiro sobrando, a poupança ganhou um novo concorrente: A NuConta. Saiba qual vale mais a pena!



Não é mais segredo que manter dinheiro parado em conta-corrente não gera nenhum rendimento. Com isso, parte da população decide investir na famosa poupança, conseguindo um rendimento sobre o dinheiro investido. Contudo, poucas pessoas ainda possuem o conhecimento de que o rendimento gerado pela poupança é considerado como um dos piores no mercado financeiro.

Pensando nisso, o Nubank desenvolveu a NuConta especialmente para quem deseja investir sem complicações, tendo um rendimento superior ao da poupança. Com a Nuconta, o cliente conta com o rendimento de 100% do CDI diariamente! Em contrapartida, o rendimento da poupança é fixado em 70% da Selic + Taxa Referencial (zerada atualmente).

Sendo assim, é possível que o consumidor possua um rendimento superior ao da poupança sem fazer grandes esforços e sem precisar se preocupar com a segurança do investimento. Para começar a investir no Nubank, basta criar sua Nuconta e depositar a quantia que desejar, com possibilidade de retirada a qualquer momento!

Rendimento da NuConta X Rendimento da Poupança

Ao depositar uma quantia na NuConta, ela terá rendimento diário de 100% do CDI, índice utilizado na economia para determinar o rendimento anual de vários tipos de de investimento. O valor do CDI se aproxima da Taxa Selic, atualmente estimada em 5%.

Com isso, o rendimento dos recursos da NuConta rende 5% ao ano. É possível simular qual seria o rendimento de um depósito na conta digital por meio do site da fintech.

No caso da poupança, seu rendimento é estimado de acordo com a taxa Selic e a Taxa Referencial, fixado em 70% da Selic + TR. Devido a TR estar zerada há mais de dois anos, o rendimento da poupança é de apenas 70% da taxa Selic, o que gera um rendimento anual de apenas 3,5%.

Rendimento

  • NuConta: 100% do CDI (5% ao ano;
  • Poupança: 70% da Selic (3,5% ao ano).

Liquidez

  • NuConta: Diária;
  • Poupança: Diária.

Possibilidade para retirar o dinheiro

  • NuConta: As quantias depositadas podem ser retiradas a qualquer momento, sem alteração nos rendimentos.
  • Poupança: Os rendimentos só poderão ser retirados a cada 30 dias, chamados de “aniversário da poupança”.

Taxa de Manutenção

  • NuConta: Zero;
  • Poupança: Geralmente zero. Contudo, algumas instituições podem ligar a poupança a conta-corrente, cobrando uma tarifa de manutenção.

Veja também: Nubank inicia fase de testes para empréstimos com juros personalizados.

Sobre a NuConta

A NuConta não pode ser considerada uma conta-corrente e muito menos uma poupança. Sendo assim, ela se estabelece como uma “conta de pagamentos”, a qual permite que o dinheiro depositado nela seja aplicado em Títulos Públicos Federais e gere rendimentos para seu cliente.

Além disso, os valores demonstrados na NuConta sempre serão líquidos. Ou seja, o aplicativo já exibe o valor descontado de Imposto de Renda e IOF, os únicos impostos obrigatórios e descontados dos recursos depositados. Um dos principais pilares do Nubank é a transparência com seus clientes, apresentando todas as taxas que incidem sobre os valores investidos.

Os valores presentes na NuConta podem ser transferidos para outras instituições financeiras ou utilizados a qualquer momento, sem a cobrança de taxas e tarifas para isso. O usuário poderá utilizar o dinheiro depositado na conta também para pagamento de contas diárias, com o uso do cartão de débito.

Por fim, não será preciso aguardar por uma data específica, como no caso “aniversário da poupança”, para receber os rendimentos. Isso ocorre devido ao dinheiro da NuConta render diariamente, sem que ocorra perca do rendimento recebido.

Rendimento com IR e IOF

Uma das grandes dúvidas que os consumidores possuem após conhecer a NuConta é se o rendimento da conta digital é superior ao da poupança mesmo com a cobrança das taxas de IR e IOF. A resposta é de que sim! A NuConta rende mais que a poupança mesmo com a cobrança das tarifas obrigatórias.

O IOF é cobrado sob os rendimentos quando há movimentação nos recursos. Ou seja, transferências, pagamento de faturas e boletos, saques, dentre outros. Já o IR é cobrado independentemente de possuir ou não movimentação. Contudo, possui uma alíquota progressiva: Quanto maior o tempo de não movimentação do dinheiro investido, menor será o IR cobrado.

Além disso, as taxas são cobradas apenas sobre o rendimento adquirido e não sobre o valor total depositado. Com isso, mesmo que o rendimento diário da NuConta seja pequeno, ele ainda é maior que o da poupança, visto que não há rendimento diário na segunda opção.

Por fim, o consumidor que decidir retirar os recursos investidos irá arcar apenas com o imposto sobre o valor ganho e não sobre o valor total. Ficou interessado? Abra já sua NuConta!




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário