scorecardresearch ghost pixel



Receita paga 6° lote da restituição IR já em novembro 

Saiba como consultar se você foi contemplado. Dinheiro cai na conta informada na declaração.



Já em 18 de novembro, a Receita Federal paga o 6° lote da restituição do Imposto de Renda (IR) deste ano. Este é o penúltimo lote da restituição, sendo que o último sai em 16 de dezembro. Os contribuintes recebem pela conta bancária informada no momento da declaração.

Além disso, os lotes são pagos aos contribuintes de acordo com a data de envio da declaração. Dessa forma, quem mandou antes, recebe antes. O valor a que tem direito é corrigido pela variação da taxa básica de juros, a Selic, pelo período de espera e não há cobrança de impostos. 

Ainda, quem não foi contemplado no 6° lote de restituição pode pesquisar a situação da declaração no site da Receita. O status da declaração pode estar em processamento, o que quer dizer que a declaração foi recebida mas a análise não foi concluída. Também pode estar em fila de restituição, neste caso o documento foi processado, mas o valor não foi disponibilizado no banco.

O cliente ainda pode receber a mensagem que a declaração foi processada, o quer dizer que foi recebida, o processo foi concluído, mas não significa que o resultado foi homologado, já que por lei pode ser revisto em até cinco anos. 

Os casos que ainda podem acontecer é a declaração estar com pendências, em análise, ter sido retificada pelo contribuinte, ter sido cancelada ou estar em tratamento manual, nesta última situação, deve ser aguardado uma correspondência da empresa.

Como saber se minha restituição foi liberada?

Tendo em vista os cinco lotes que já foram liberados, e para saber sobre o novo lote de restituição, acesse o site da Receita ou entre em contato pelo Receitafone 146. É preciso informar o CPF e a data de nascimento. Caso seu nome tenha entrado no lote, a situação da declaração será “crédito enviado ao banco”.

Confira as datas de restituição dos lotes do IR

Lote Data
15 de agosto
16 de setembro
15 de outubro
18 de novembro
16 de dezembro

Fonte: Receita Federal

Veja também: Empresas se tornam responsáveis pelo pagamento de auxílio-doença




Voltar ao topo

Deixe um comentário