scorecardresearch ghost pixel



Nome limpo no SPC/Serasa após cinco anos? Saiba a verdade!

É verdade que após cinco anos de dívidas os órgãos de proteção ao crédito limpam o nome do consumidor? Confira a resposta.



Os órgãos de proteção ao crédito (SPC, Serasa e Boa Vista) armazenam informações sobre adimplência ou inadimplência de pessoas físicas ou jurídicas. Através desses dados, as lojas e financeiras costumam realizar consultas antes de liberar crédito.

Para descobrir se o interessado em obter financiamento quita as contas em dia, os órgãos analisam dados como CPF ou CNPJ do cliente. Dessa forma, se o nome estiver limpo, será possível disponibilizar serviços de financiamento, emissão de cartão de crédito ou empréstimos. Porém, se forem constatadas inadimplências, as chances caem.

Restrições de crédito

Caso o usuário possua dívidas, após cinco anos de débitos ativos, ele consegue ter seu nome retirado da lista de restrições. Apesar disso, é importante lembrar que as dívidas ainda são existentes, assim como ações jurídicas e eventuais processos.

Se o indivíduo tiver contas em outras empresas, o prazo de cinco anos para a remoção do sistema permanece. Dessa forma, é justificável que os consumidores com mais de uma dívida tenham maior dificuldade para limpar o nome. Apesar da retirada de dados das restrições de crédito, as dívidas ainda permanecem.

Leia também: Nome limpo? PL muda regras e ajudará consumidor a sair do SPC e Serasa




Voltar ao topo

Deixe um comentário