scorecardresearch ghost pixel



Bolsonaro recebe sertanejos e se compromete a tentar acabar com meia-entrada

Cerimônia aconteceu nesta quarta-feira, 29, no Palácio do Planalto. Dentre os assuntos discutidos estava o fim do direito à meia-entrada.



Aconteceu ontem, quarta-feira, 29, no Palácio do Planalto, o encontro promovido pelo presidente Jair Bolsonaro para receber artistas brasileiros (boa parte do gênero sertanejo), produtores e promotores de eventos culturais que manifestam apoio à sua forma de governo.

Dentre os convidados estavam cantores como João Neto e Frederico, Henrique e Juliano, Bruno e Marrone, Cesar Menoti & Fabiano, Teodoro e Sampaio, além do conhecido locutor de rodeio, Cuiabano Lima e o humorista Dedé Santana, ex-integrante do grupo “Os Trapalhões”.

A cerimônia contou ainda com homenagem dos presentes ao presidente por meio de uma carta de apoio (lida por Cuiabano Lima), que tecia elogios ao governo do tipo “feitos notáveis” e “um governante que trabalha em prol de seu povo”. Em resposta, Bolsonaro agradeceu o apoio dado pelo grupo e disse que esse ano irá à tradicional festa de Barretos.

Polêmica da meia-entrada

Durante o evento, um representante de produtores gerou polêmica ao pedir o fim da meia-entrada em eventos culturais, além de mudanças na regulamentação dos direitos autorais.

A declaração, feita pelo presidente da Associação Brasileira dos Promotores de Eventos (Abrape), Doreni Caramori Junior, não foi vista por boa parte do público, que demonstrou descontentamento, sobretudo nas redes sociais dos artistas que foram ao evento.

“Meio livro não existe, meia bicicleta não existe. Não pode o Estado brasileiro intervir na economia e tomar 50% sem nenhum tipo de compensação”, declarou.

Em reposta, Bolsonaro disse que seu governo está aberto a sugestões de decretos e projetos de leis, sem se referir a algum em específico. Enfatizou o apoio dos sertanejos durante a campanha à presidência e disse ter um “carinho especial” pelo estilo musical.

Meia-entrada é garantida por Lei

De acordo com a Lei Federal nº 12.933/2013, estudantes, pessoas com deficiência e jovens de baixa renda entre 15 e 29 anos têm direito ao benefício da meia-entrada para eventos culturais, espetáculos artístico-culturais e esportivos. O documento pode estender as regras a outras categorias, como a dos professores, segundo leis regionais.

O texto que regulamenta a lei estabelece que 40% dos ingressos de um evento sejam destinados à meia-entrada, sendo cobrado o valor total apenas para o restante (60%).

Leia ainda: INSS aguarda confirmação de Bolsonaro para pagar diferença do benefício




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário