Dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) apontam para o crescimento no número de famílias brasileiras endividadas. O aumento foi de 65,1% em novembro do ano passado para 65,6% no mês seguinte.
Um dos principais motivos para os índices negativos está na recessão econômica, considerada a pior do país desde 1900, segundo cálculo feito por Roberto Macedo, ex-secretário de Política e Econômica e atual presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA).
Dentre os setores de maior atraso nos pagamentos por parte dos devedores estão os bancos e suas linhas de crédito, como cartões, financiamentos, empréstimos pessoais e etc. A vida financeira de boa parte dos brasileiros anda prejudicada. No entanto, ainda há uma luz no fim do túnel.
Cartão de crédito sem consulta ao SPC e Serasa
Visando atingir o público de negativados, muitas empresas e financeiras têm investido na oferta de crédito para quem anda com as contas bagunçadas. A modalidade de maior destaque desses servições é a de consignado, seja para empréstimos pessoais ou cartões.
Sem consulta aos órgãos de proteção ao crédito (SPC/Serasa/Boa vista) os consumidores com vínculo em instituições públicas, como servidores e aposentados e pensionistas, e em situação de inadimplência, podem retomar o poder de compra por meio do consignado.
No geral, a modalidade se adequa aos seguintes grupos: Militares do Exército, Marinha ou Aeronáutica; Servidores públicos federais, estaduais ou municipais; Aposentados e pensionistas do INSS; e Funcionários de empresas privadas conveniadas às instituições parceiras.
5 opções de cartão de crédito consignado
Conheça cinco ofertas de cartão de crédito consignado para negativados:
Banco Pan Consignado: com taxas de juros menores do que as cobradas no mercado, o produto ainda oferece outras vantagens e benefícios, como isenção de anuidade, uso no exterior e limite de até 2x o salário.
Além de aposentados e pensionistas do INSS, também fazer parte da lista de fontes pagadoras:
- Siape;
- Assembleia Legislativa de Rondônia;
- Governo de São Paulo;
- Governo de São Paulo – PMESP;
- Governo de São Paulo – SPPREV;
- Governo de Santa Catarina
- Governo da Paraíba;
- Prefeitura de Recife;
- Tribunal de Justiça da Bahia.
Para simulação de limite e contratação do cartão, acesse o site bancopan.com.br.
Cartão Caixa Simples: aposentados e pensionistas do INSS, com até 75 anos de idade, têm taxas de juros 3x mais baixas que a de bancos convencionais. Direcionado ao público da terceira idade, o cartão conta com conversão de até 95% do valor total do limite em dinheiro na conta.
O serviço ainda oferece anuidade zero, além de participação nos programas Check-up Lar (reparos residenciais) e Clube Elo Mania (descontos em produtos e serviços de empresas parceiras).
A contratação do Caixa Simples é feita nas agências da estatal de todo o Brasil. Da documentação exigida, os interessados precisam levar RG, CPF, comprovante de residência e extrato do benefício.
Para mais informações, acesse caixa.gov.br.
Cartão consignado Banco Inter: assim como nos anteriores, o cartão de crédito do Banco Inter também é destinado a aposentados e pensionistas do INSS e servidores públicos municipais, estaduais e federais. De bandeira Mastercard, as vantagens incluem isenção de anuidade, menores taxas de juros, saque de até 90% do limite do cartão e possibilidade de uso no exterior.
O pedido de solicitação é feito através do site bancointer.com.br. Ao fim da página, na seção de “Solicite seu cartão”, o usuário deverá preencher os espaços com as informações pessoais, como nome completo, e-mail, data de nascimento e número de matrícula ou benefício.
Cartão consignado BMG Card: sem grandes burocracias, o serviço conta com taxas de juros abaixo do valor de mercado, além da oportunidade de concorrer a prêmios em dinheiro de até R$ 2.000 todos os meses. Outra vantagem está no acumulo de pontos a cada compra para troca de produtos exclusivos de empresas parceiras.
A solicitação do cartão é feita no site bancobmg.com.br. Dados como CPF, nome completo, data de nascimento e número de celular são exigidos.
Cartão consignado Banco Bradesco: dos anteriormente citados, este é o único da lista que pode ser solicitado por funcionários de empresas privadas conveniadas. Com taxas de juros diferenciadas, o serviço conta com parcelas descontadas diretamente do benefício, além de cobrança de rotativo.
A idade mínima para solicitar o cartão é de 18 anos (no caso de pensionistas do INSS, esse número sobe para 21). A lista de documentos exigidos para a contratação incluem: cópia do RG, CPF, comprovante de residência e de renda.
Para a contratação do serviço, os interessados devem acessar o site banco.bradesco.
Leia ainda: Cartão de Crédito PagBank com limite de metade do salário