scorecardresearch ghost pixel



Câmara suspende pagamentos do FIES durante pandemia

Texto garante interrupção no pagamento por dois meses prorrogáveis por mais dois. Medida abrange alunos adimplentes ou com atrasos de até seis meses.



A Câmara dos Deputados concluiu a votação do Projeto de Lei (PL) que suspende os pagamentos do Fundo de Financiamento Estudantil (FIES). A interrupção acontece durante o período de calamidade pública. A matéria segue para apreciação do Senado.

O texto prevê a suspensão do pagamento por dois meses prorrogáveis por mais dois meses. A medida alcançará alunos adimplentes ou com atraso de até seis meses.

Deputados de oposição buscam alternativas para ampliar a proposto para todos os estudantes que dependem do programa.

Quanto ao projeto em apreciação, está prevista a suspensão dos seguintes pagamentos:

  • Amortização do saldo devedor
  • Juros incidentes sobre o financiamento
  • Quitação das parcelas oriundas de renegociações de contratos
  • Pagamentos devidos por estudantes beneficiários e mantenedoras das instituições de ensino superior (IES) aos agentes financeiros

Suspensão dos pagamentos do FIES

O texto-base do projeto havia sido aprovado entre os parlamentares na penúltima semana de abril.

Na última votação, em dia 28 de abril, também foi aprovada a possibilidade de profissionais da saúde, financiados pelo FIES, também tenham a garantia da suspensão. Essa medida vale para aqueles que estão em atuação contra o coronavírus.

A previsão é de 800 profissionais beneficiados com a medida.

Entenda o FIES

O FIES é um modelo de financiamento que possui taxas de juros zero e parcelas baixas. O benefício é voltado para estudantes de instituições particulares que não podem arcar com as mensalidades integralmente.

Atualmente, o programa abrange cursos de graduação presenciais não gratuitos e com avaliação positiva pelo Ministério da Educação (MEC).

O programa financia até 100% do valor dos encargos educacionais, dependendo da renda familiar mensal e do comprometimento com os custos.

Interessados em obter financiamento para o curso superior devem atender os seguintes requisitos:

  1. Ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010 e obtido nota superior a 450 pontos e nota na redação superior a 0;
  2. Ser selecionado no processo seletivo do FIES conduzido pela Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação.

Atualmente, a gestão do FIES cabe ao MEC e ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

O primeiro é responsável pela política de oferta de financiamento execução das operações. O segundo opera como agente administrador dos ativos e passivos.

Confira também: Urgente! Câmara estende auxílio de R$ 600 a R$ 1.200 a outros grupos




Voltar ao topo

Deixe um comentário