scorecardresearch ghost pixel



Saque emergencial do FGTS será liberado em contas digitais da Caixa

Pagamentos começam no próximo dia 15 e serão feitos nos mesmos moldes do auxílio emergencial.



Trabalhadores que têm conta no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) poderão sacar até R$ 1.045,00 referente ao saque emergencial do FGTS a partir do próximo dia 15 de junho. O pagamento do benefício será feito nos mesmos moldes do pagamento do auxílio emergencial

Inicialmente, o dinheiro será creditado em uma conta poupança digital da Caixa e só depois a quantia poderá ser movimentada em saques ou transferências nas agências Caixa ou em outros bancos. 

Saque emergencial

Com os recursos liberados primeiramente em uma conta social gratuita a partir do dia 15, o beneficiário poderá pagar contas e fazer compras através do aplicativo Caixa Tem. Só depois de alguns dias é que os recursos que não foram utilizados no aplicativo poderão ser sacados em espécie ou transferidos para outras contas.

Tudo isso por meio de um calendário de escalonamento de acordo com o mês de nascimento do trabalhador. Segundo Pedro Guimarães, presidente da Caixa, a medida busca evitar filas e aglomerações nas portas das agências bancárias. 

Isso porque, além da liberação do novo saque do FGTS, também deve acontecer nas próximas semanas o pagamento da 3ª parcela do auxílio emergencial. De acordo com Guimarães, a Caixa não quer que esses dois públicos se dirijam às agências ao mesmo tempo, causando tumulto.

“O FGTS tem o mesmo racional [do saque do auxílio emergencial]. Faremos o depósito e o saque acontecerá alguns dias depois. E isso vai permitir com que haja uma minimização das filas”, declarou o presidente da Caixa.

Pagamentos

Além da diminuição das filas nas agências, a nova sistemática de pagamento do Fundo de Garantia vai contribuir com a bancarização de quem tem direito ao saque do FGTS, mas não tem conta em nenhum banco. O número de beneficiários nesse situação chega a 20 milhões.

Mesmo sem um calendário de repasses anunciado, de acordo com a medida provisória que autorizou a nova rodada de saques, os pagamentos do saque ao Fundo começarão no dia 15 de junho, com prazo de encerramento para o dia 31 de dezembro.

O intuito da medida é ajudar economicamente os trabalhadores brasileiros durante a crise do novo coronavírus. Ao todo, cerca de 60 milhões de cidadãos terão direito ao saque dos recursos, seja de contas ativas (emprego atual) ou inativas (emprego antigo). O limite de saque será de até R$ 1.045,00.

Leia ainda: Saque aniversário do FGTS poderá ser usado para garantir empréstimos; Veja como!




Voltar ao topo

Deixe um comentário