scorecardresearch ghost pixel



Após vetar Renda Brasil, Bolsonaro articula criação de outro programa social

Segundo o relator do Orçamento no Congresso, Márcio Bittar, o presidente deu "sinal verde" para colocar na PEC do Orçamento uma nova proposta assistencialista.



O relator do Orçamento no Congresso Nacional, senador Marcio Bittar (MDB-AC), afirmou, nesta quarta-feira, 16, que o presidente Jair Bolsonaro deu “sinal verde” para a criação de um outro programa social. Após se reunir com o presidente no Palácio do Planalto, nesta manhã, Bittar falou com a imprensa sobre a pauta do encontro.

“Tomei café da manhã com o presidente da República. Agora, antes do almoço conversamos mais um pouco, e eu fui solicitar ao presidente se ele me autorizava a colocar dentro do Orçamento a criação de um programa social que possa atender milhões de brasileiros que foram identificados ao longo da pandemia e que estavam fora de qualquer programa assistencial. O presidente me autorizou”, disse Bittar.

A liberação foi concedida após o presidente vetar, na última terça-feira, 15, o Renda Brasil, que iria substituir o Bolsa Família. Bolsonaro disse que estava “proibido” falar sobre o Renda Brasil até 2022. A reação do presidente se deu após alguns jornais noticiarem que a equipe econômica do governo estudava congelar benefícios previdenciários por dois anos ou reduzir programas como o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

De acordo com o relator, a ideia é apresentar o relatório com a criação do programa na próxima semana. Para isso, será necessário articular a proposta com líderes do governo no Senado e na Câmara dos Deputados, além de elaborar os principais pontos junto à equipe econômica do governo.

Contudo, Bittar não disse de onde sairiam os recursos para bancar o novo programa social. “Não adianta agora a gente especular do que que vai tirar, de onde vai cortar. Mas eu estou autorizado pelo presidente, ele me deu sinal verde”, explicou.

Leia também: Bolsonaro proíbe o Renda Brasil e diz que Bolsa Família continua até 2022




Voltar ao topo

Deixe um comentário