scorecardresearch ghost pixel



Novo financiamento para casa própria do Itaú vale a pena?

De acordo com o Itaú, a nova linha permite financiar até 82% do valor total para imóveis residenciais e até 70% para imóveis comercias.



O Itaú Unibanco anunciou ontem, quinta-feira,10, uma nova linha de financiamento imobiliário corrigido pela caderneta de poupança que deve ampliar e facilitar as possibilidades para os interessados em financiar a casa própria.

Em tempos de taxa básica de juros (Selic), de acordo com especialista entrevistado pelo Uol, a linha é interessante porque os juros acabam ficando menores que os dos financiamentos tradicionais.

Porém, ele também explica que os financiamentos imobiliários geralmente duram anos, e sempre existe o risco de a Selic subir durante esse período, o que aumenta os juros do empréstimo. As condições da nova linha de financiamento imobiliário do Itaú são:

  • Taxa fixa de 3,99% + taxa que remunera a poupança
  • A poupança rende 70% da Selic mais TR (Taxa Referencial) que está em zero
  • A Selic está em 2%, então a poupança rende 1,4% ao ano
  • Ou seja, a taxa de juros da nova linha é de 3,99% fixo + 1,4% da poupança, o que totaliza 5,3% ao ano

De acordo com o Itaú, a nova linha permite financiar até 82% do valor total para imóveis residenciais e até 70% para imóveis comercias, em um prazo máximo de 30 anos. E para quem já possui um financiamento, há possibilidade de portabilidade.

Teto de juros não passa de 10,16% ao ano

O banco instituiu um teto para os juros caso a Selic volte a subir, o valor não pode passar de 10,16% ao ano. Segundo Alberto Ajzental, coordenador do curso de desenvolvimento de negócios imobiliários da Fundação Getúlio Vargas (FGV), ” Se der um problema muito grande na economia brasileira, o tomador do empréstimo vai pagar no máximo até 10,16%, então se o mercado estiver bom, é desse patamar para baixo.”

O Itaú diz que atualmente, a taxa do financiamento imobiliário tradicional está em 6,9% ao ano, sendo portanto, maior que os 5,39% ao ano atuais da nova linha vinculada à poupança.

De acordo com Alexandre Zancari, diretor-executivo do Itaú, a taxa do banco é cerca de 25% mais baixa dos que as médias oferecidas pelo mercado e as parcelas mensais até 20% inferiores às das linhas tradicionais. O banco afirma que o financiamento atrelado a poupança vale a pena com a Selic em até 4,25% ao ano.

Zancani ainda afirmou que com a nova linha, o banco conseguiu ofertar uma novidade no mercado com taxa fixa, mas com um componente variável que se ajusta conforme o rendimento da poupança.

Segundo Ajzental, a nova linha é positiva principalmente em tempos de Selic baixa, como agora, pois o financiamento consegue diminuir o risco do banco o que sai mais barato para o cliente.

Veja também: Novo crédito para micro e pequenas empresas é liberado. Veja como solicitar




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário