scorecardresearch ghost pixel



BNDES para MEI: Oferta libera cartão de crédito a juros baixos e pagamento em até 48 vezes

Opção está disponível para empresários com faturamento anual de até R$ 81 mil. Documentação em dia no momento da solicitação e residência fixa no Brasil também são exigidos.



A paralisação do comércio, associada ao surgimento das incertezas econômicas, fez com que donos de micro e pequenas empresas passassem a enfrentar uma queda nas vendas e, consequentemente, no capital de giro dos seus negócios. Apesar da reabertura gradativa, os efeitos da pandemia ainda durarão um certo tempo.

Para isso, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) disponibiliza à categoria de microempreendedores individuais (MEIs) um cartão de crédito com taxas de juros de até 1,17% ao mês. Além disso, há também a possibilidade de parcelamento da fatura em até 48 vezes.

Mas, afinal: Quem pode solicitar?

Atualmente, a opção está disponível para MEI, ou seja, empresários que têm faturamento anual de até R$ 81 mil. Vale destacar que também é necessário estar com a documentação em dia no momento da solicitação e ter residência fixa no Brasil.

O cartão não pode, inclusive, ser utilizado para gastos pessoais, sendo de uso exclusivo para o crescimento e desenvolvimento da empresa.

Cartão BNDES para MEI

Pensando em facilitar a vida do microempreendedor brasileiro, o cartão BNDES possui uma das menores taxas de juros do mercado (apenas 1,17 % nos últimos dois meses). Assim, a modalidade é ideal para pequenos e médios empresários que buscam uma solução financeira barata e viável.

Seu uso é exclusivo para despesas da empresa, seja por compras diretas (por meio de uma conta on-line feita pelo titular do cartão no Portal do BNDES), ou por compras indiretas (para as negociações, realizadas com fornecedores, que deve incluir a transação no portal o cartão do BNDES).

O vencimento do cartão ocorre a cada 15 dias. A forma de pagamento é débito automático na conta corrente do MEI, a mesma informada durante o processo de solicitação do cartão.

Como solicitar o cartão BNDES para MEI

Ficou interessado? Saiba que o primeiro passo para conseguir um cartão BNDES é ter conta corrente em algum dos seguintes bancos: Caixa Econômica Federal, Itaú, Santander, Banco do Brasil, Sicoob, Sicredi, Brasdesco, BRDE, Banrisul, Benestes e Banco do Nordeste. Caso já possua, vá para o segundo passo.

Na segunda etapa, o microempresário deve acessar o site do BNDES e clicar na opção “Solicite seu Cartão”. O preenchimento de um formulário com informações, como as do CNPJ e Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE), é exigido. Em seguida, seleciona-se o banco no qual será vinculado o cartão e, por fim,  faz-se o envio da proposta.

Feito isso, o proprietário da microempresa deve ir até a agência do banco no qual possui conta corrente e apresentar os seguintes documentos:

  • Atas de eleição dos administradores;
  • Balanço Patrimonial;
  • Certidão Negativa de Débito (CND);
  • Certidão de regularidade do FGTS (obtida no site do FGTS);
  • Contrato Social da Empresa.

Importante: Casos em que a documentação citada não seja necessária, a financeira escolhida pelo MEI tem o prazo de até 30 dias para envio do cartão de crédito ao endereço que consta no formulário de preenchimento.

Se a solicitação para emissão do cartão não for aprovada, é possível realizar uma nova e por outra instituição, visto que as políticas de concessão de crédito variam de acordo com cada banco.

Leia ainda: 3 Dicas Magalu: Como ser aprovado no cartão de crédito com benefícios?




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário