scorecardresearch ghost pixel



FGTS: Empregadores poderão recolher contribuições com o Pix em 2021

Ampliação do sistema de pagamentos instantâneos está prevista para janeiro do ano que vem, com o lançamento do FGTS Digital. Confira outras novidades.



O Banco Central anunciou que vai ampliar as possibilidades de uso do Pix, sistema de pagamentos instantâneos, a partir de 2021. Os empregadores poderão utilizar a ferramenta para recolher as contribuições ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

A previsão é que a novidade seja liberada em janeiro do ano que vem, com o lançamento do FGTS Digital. Desta forma, a empresa poderá recolher o valor correspondente a 8% do salário bruto pago ao trabalhador com o Pix.

De acordo com o Banco Central, a mudança beneficiará o FGTS. Isso porque a ferramenta vai agilizar o recebimento dos valores, e também permitir maior facilidade de conciliação e maior número de instituições aptas a receber esses recolhimentos. Isso pode, inclusive, acabar reduzindo as taxas que o fundo paga pelo serviço. Por outro lado, também beneficia empregadores, pois torna mais fácil o cumprimento de suas obrigações.

Além disso, há a possibilidade de os próprios bancos e instituições de pagamento realizarem e receberem pagamentos por meio do Pix. Entretanto, o serviço só é válido para transações decorrentes de obrigações e direitos próprios. Como, por exemplo, o pagamento de fornecedores e impostos.

O Banco Central ainda afirma que o intuito é possibilitar que os usuários contratem crédito de uma instituição, mas o receba em outra diferente, onde já tenham conta corrente. Assim, a concessão de crédito será facilitada.

Leia também: 




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário