scorecardresearch ghost pixel



INSS prorroga suspensão da prova de vida até 2021

Governo suspendeu o recadastramento por mais dois meses. Sendo assim, benefícios que dependem da comprovação continuarão a ser pagos sem essa exigência.



*Essa matéria foi atualizada em 30/11/2020 às 13:06

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) não vai suspender, bloquear ou cessar benefícios previdenciários por falta de prova de vida até janeiro de 2021. Isso porque o Governo Federal prorrogou mais uma vez a suspensão da comprovação, agora por mais dois meses.

A retomada dos bloqueios estava prevista para esta segunda-feira, 30. No entanto, com a nova prorrogação, segurados que precisavam ter realizado o recadastramento de senha entre março e novembro ou, ainda, em dezembro deste ano terão até janeiro para fazer a prova de vida.

Aposentados e pensionista do INSS que recebem por meio de conta-corrente, poupança ou cartão magnético devem fazer a comprovação anualmente na rede bancária. E embora a exigência da prova de vida esteja suspensa desde março, por causa da pandemia do novo coronavírus, os beneficiários já podem fazer o recadastramento.

Isso porque as instituições não pararam de oferecer o tipo de serviço. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) afirma que os bancos mantiveram, durante a pandemia, o atendimento aos segurados interessados em renovar suas senhas. Veja como se antecipar e realizar a prova de vida antes que o INSS volte a solicitar.

Prova de vida nos bancos

Para realizar a prova de vida, os segurados devem comparecer à agencia em que recebem o benefício para renovar a senha. Para isso, basta levar um documento oficial com foto, como, por exemplo, RG, Carteira de Trabalho ou a Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Além disso, algumas instituições financeiras também utilizam biometria nos terminais de autoatendimento. Confira os horários de atendimento em alguns bancos do país:

Banco do Brasil: as agências estão atendendo das 10h às 15h. A prova de vida também pode ser realizada nos terminais de autoatendimento que oferecem biometria;

Caixa Econômica Federal: atendimento das 8h às 13h. Entretanto, o horário pode variar de acordo com as determinações de cada região e dia de pagamento do auxílio emergencial; 

Itaú Unibanco: das 9h às 10h atende exclusivamente o público de aposentados, pensionistas e grupos de risco do coronavírus. Também renova automaticamente por meio de biometria cadastrada;

Bradesco: quem possui biometria podem efetuar o processo nas máquinas de autoatendimento e Banco 24Horas. Agências abertas das 10 às 14h. Para atender aposentados e pessoas com deficiência, abrem, no mínimo, uma hora antes. O horário pode variar de acordo com as determinações de cada região;

Santander: Agências estão priorizando o atendimento de idosos, gestantes e portadores de deficiência entre 9h e 10h. O segurado pode fazer por meio de agência, com ajuda do gerente, ou no autoatendimento.

Vale ressaltar que quando a exigência for retomada, caso o aposentado ou pensionista não faça a comprovação poderá ter o pagamento bloqueado.

Veja mais: Segurados do INSS que recebem BPC ou pensão por morte tem direito ao 13º salário? Confira!




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário