scorecardresearch ghost pixel



Transações por meio do WhatsApp podem ser liberadas a partir de março

Dias depois de seu anúncio, Cade e BC cancelaram o acordo que possibilitava pagamentos e transferência de montantes por meio do aplicativo WhatsApp.



Os pagamentos por meio do Whatsapp podem ser permitidos até março de 2021, e a Mastercard já está se reunindo com o Banco Central para isso, anunciou nesta terça-feira o presidente da empresa, João Pedro Paro Neto.

“Achar que essa funcionalidade pode chegar neste ano seria acreditar em um sonho muito inatingível. Já não dá mais tempo. Temos feito reuniões semanais com o Banco Central e estamos muito mais perto de lançar essa funcionalidade”, afirmou Paro Neto em entrevista.

Anunciado a princípio em junho de 2020, a funcionalidade foi suspensa dias depois após o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e o BC cancelarem o acordo que possibilitava pagamentos e transferência de montantes por meio do aplicativo WhatsApp.

Além de liberar os pagamentos no WhatsApp no primeiro trimestre de 2021, a Mastercard também planeja anunciar soluções para o open banking, que também teve sua implementação postergada pelo Banco Central para 2021, disse Paro Neto.

“Quanto mais o open banking demorar para começar, mais tempo demoraremos para entregar soluções. Mas não vejo grandes impactos financeiros em um primeiro momento. A expectativa é positiva diante da maior transparência e acesso aos dados”, avaliou o executivo.

Pix

O Banco do Brasil informou mais cedo nesta semana que vai autorizar o uso do Pix por meio do WhatsApp, movimento que possibilitará que usuários cadastrem suas chaves. Os clientes poderão fazer pagamentos e receber valores pelo aplicativo, sem a necessidade de intermediação de outro canal.

Passo a passo

  1. Para aproveitar a funcionalidade, será necessário seguir as instruções abaixo:
  2. Salvar o número (61) 4004-0001 na agenda do celular;
  3. Iniciar uma conversa com o BB por meio do WhatsApp;
  4. Enviar a palavra “Pix” e ler as opções disponibilizadas pelo assistente virtual;
  5. Escolher a opção e seguir os passos informados.

O assistente virtual também permitirá pagamentos por meio do Pix através da leitura de QR codes, bastando o usuário enviar o código pela conversa com o BB e seguir as instruções na tela. Outra possibilidade será iniciar operações do Pix usando comando de voz por meio do WhatsApp.

Leia ainda: WhatsApp pode virar banco? Saiba como funcionam os pagamentos pelo aplicativo




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário