scorecardresearch ghost pixel



WhatsApp pode virar banco? Saiba como funcionam os pagamentos pelo aplicativo

Quem tem conta no BB, Nubank ou Sicredi poderá fazer transferências pelo app. Banco Central libera Visa e Mastercard para fazerem testes no WhatsApp Pay.



A possibilidade de realizar transações bancárias sem sair do WhatsApp tem dado o que falar. Há quem diga que o aplicativo pode virar banco. Mas a empresa afirmou que “não está nos planos” virar uma instituição bancária, nem fornecer uma carteira digital no serviço. O intuito é apenas disponibilizar pagamentos digitais mobile, e não oferecer crédito.

Para permitir que usuários do WhatsApp façam transferência de valores entre contatos, a empresa não precisou virar uma instituição bancária, já que, no Brasil, a Cielo viabiliza os pagamentos. Inclusive por causa disso o aplicativo escapou de regulamentações específicas para o setor.

Como funciona o WhatsApp Pay?

O novo recurso, vinculado à carteira Facebook Pay, permite que usuários do WhatsApp façam transferência de valores entre contatos.  A princípio, somente pessoas com contas no Banco do Brasil, Nubank e Sicredi poderão realizar as transações. A taxa cobrada sobre o valor da transação é 3,99% para usuários do WhatsApp Business, e taxa zero para pessoa física.

Renato Mendes, professor na pós-graduação de marketing digital do Insper e da PUC-RS, explica que a taxa é pouco competitiva: “Se você não tem nada, é uma ótima solução. Se você tem maquininha, pode fazer a conta e questionar se vale a pena”. O WhatsApp afirmou que a taxa é usada somente para cobrir os custos do processamento da Cielo, para proteção contra fraudes e suporte aos comerciantes.

Banco Central libera testes no Brasil

Em junho o Banco Central havia suspendido o WhatsApp Pay porque queria “avaliar eventuais riscos” à concorrência e à privacidade. Mas a Visa e Mastercard já podem fazer testes no aplicativo. O Banco Central liberou que as duas bandeiras de cartão façam transações de baixo valor enquanto a ferramenta não é autorizada para o consumidor final.

“A funcionalidade ficará liberada apenas para um grupo limitado de cartões que realizarão transações de baixo valor”, a Mastercad explicou à Reuters. A Visa também recebeu a autorização do BC apenas para testes, não para operação comercial. “Acreditamos que esse é um passo importante para continuar aperfeiçoando esse modelo de pagamento e inserir mais parceiros no projeto”, afirmou a Visa em comunicado.

Veja mais: Novo recurso do WhatsApp permite pesquisar mensagens no Google




Voltar ao topo

Deixe um comentário