scorecardresearch ghost pixel



13º salário do INSS: Veja como vai funcionar o pagamento da antecipação

Previsão aponta que repasses devem sair junto com a folha do próximo mês, que começa no dia 25 de março.



Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) aguardam o recebimento da antecipação do 13º salário a partir de março. Divido em duas parcelas, o adiantamento do abono anual propõe desafogar a economia, na injeção de mais recursos, além de gerar a manutenção financeira dos segurados da autarquia.

Conforme o calendário divulgado pelo governo federal, os pagamentos devem sair junto com a folha do próximo mês, que começa no dia 25 de março. De acordo com o presidente do Sindicato Nacional dos Aposentados da Força Sindical (Sindnapi), a solicitação que propõe antecipação do benefício foi feita pelo sindicato ao governo federal em janeiro.

De maneira extraoficial, o ministro da Economia, Paulo Guedes, teria confirmado o repasse do dinheiro. Além dele, assessores da pasta também já declararam que a medida estava em fase final de estudo para sua implementação imediata.

Antecipação do 13º salário do INSS

No começo de janeiro, rumores apontavam para a antecipação do 13º salário de aposentados e pensionistas para o mês de fevereiro. No entanto, assim que a folha de pagamento do respectivo mês começou a ser processada sem o adicional da primeira parcela, a estimativa de pagamento ganhou prazo de mais um mês.

A Confederação Brasileira de Aposentados, Pensionistas e Idosos anunciou que vem tentando promover um encontro com representantes do governo federal para discutir os próximos passos da antecipação do benefício, que também foi pago de maneira precoce em 2020, só que entre os meses de abril e junho. Na ocasião, foram liberados R$ 23,7 bilhões a 30,7 milhões de segurados.

O recrudescimento da pandemia, percebido no número de contaminações e óbitos diários, fez com que o governo federal optasse em alguns meses pela antecipação do 13º salário em 2021. Lembrando que tem direito ao abono anual aposentados, pensionistas e quem recebe auxílio-doença, auxílio-acidente ou auxílio-reclusão. Beneficiários do BPC ou renda mensal vitalícia ficam de fora dos pagamentos.

Leia ainda: Acelere pedido do seu benefício INSS antes do novo prazo de 90 dias de espera




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário