scorecardresearch ghost pixel



Juros baixos e maior prazo para pagar: Conheça as vantagens do empréstimo consignado

Linha de crédito tem crescido muito nos últimos anos, tendo em vista que ela é uma das poucas que não exige consulta aos birôs de crédito, SPC e Serasa



O empréstimo consignado se tornou a principal opção em crédito para quem busca mais economia em relação à taxa de juros, bem como maior prazo para pagar um acordo. Isso porque, conceitualmente, a modalidade permite o o desconto automático das parcelas no contracheque ou benefício do INSS a cada mês.

Essa garantia, conforme estabelecido em lei, não pode ultrapassar 30% daquilo que o requerente recebe em folha. A prática da averbação é utilizada para o pagamento das prestações da dívida de forma mais ágil e sem que a instituição corra riscos de inadimplência.

A linha de empréstimo consignado tem crescido muito nos últimos anos, visto que ela é uma das poucas que não exigem consulta aos birôs de crédito, SPC, Serasa e Boa Vista. De acordo com estudo divulgado pelo Banco Central (BC), o volume de recursos realizados pela modalidade cresceu 37,3% em 2019, na concessão de R$ 218 bilhões em crédito.

Quem pode solicitar o empréstimo consignado

Para adquiri-lo, o consumidor precisa estar enquadrado em alguma das seguintes categorias:

  • Servidor público;
  • Aposentado ou pensionista INSS;
  • Forças armadas; ou
  • Quem exerce atividade remunerada com carteira assinada em uma empresa que ofereça o benefício.

Mas, afinal: Por que escolher o empréstimo consignado?

Confira a seguir as principais vantagens oferecidas pelo empréstimo consignado:

  • Taxas de juros mais baixas e pré-fixadas. Isso é possível porque a dívida é descontada diretamente do salário ou benefício, diminuindo o risco de inadimplência.
  • Maior prazo para pagamento. Enquanto os créditos pessoais regulares possuem até 60 meses para a quitação da dívida, pela modalidade consignado o período pode variar de 72 meses a 96 meses.
  • Aprovação de crédito para negativados. Dada a garantia dos pagamentos, os bancos e financeiras isentam os consumidores das famigeradas consultas aos órgãos de proteção ao crédito (SPC e Serasa). Uma ótima oportunidade para quem deseja saldar uma dívida pagando menos taxas.
  • Não precisa de fiador ou avalista. O próprio contratante é o responsável único pela dívida, tendo em vista que todas as parcelas são descontas automaticamente do seu salário ou benefício.
  • Isenção da cobrança de taxas e serviços. Possui isenção na cobrança de taxas para a simulação ou contratação, não sendo necessário realizar nenhum tipo de depósito ou pagamento antecipado. Porém, antes de contratar o serviço, é importante realizar um bom planejamento sobre o valor solicitado e se ele caberá dentro das necessidades.

Leia ainda: Seu limite do cartão Nubank é baixo e do empréstimo é alto? Entenda o motivo




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário